Artistas ocupam Memorial em homenagem a Niemeyer

Artistas farão intervenções nos painéis da Galeria Marta Traba para comemorar os 100 anos de nascimento do arquiteto

sex, 07/12/2007 - 18h33 | Do Portal do Governo

Oscar Niemeyer faz cem anos. Para comemorar, o Memorial da América Latina – uma das belas criações do arquiteto, de 1989 – convidou um grupo de artistas de várias gerações que de alguma forma tenham vivenciado o processo de criação do arquiteto ou pelo convívio direto ou pelo estudo – ou até por ocupar uma de suas fantásticas edificações – para participar de um Projeto de Ocupação da Galeria Marta Traba.

Na exposição Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista, cada artista e/ou arquiteto convidado fará uma intervenção num dos painéis da Galeria, alguns de forma direta (site specific), outros mostrando trabalhos, mas todos com o desafio de um olhar sobre o arquiteto centenário e em sua homenagem. Ou seja, eles intervirão diretamente sobre uma obra do mestre Oscar Niemeyer.

A mostra sob curadoria de Fernando Calvozo terá a participação dos seguintes artistas: Alex Cerveny, Anderson Rei, Ângela Barbour, Erik Muller Thurm, Luiz Cláudio Lacerda, Marco do Valle, Maria Bonomi, Paulo Climachauska, Paulo Mendes da Rocha, Rafael Augustaitiz, Rodrigo Queiroz e Ruy Ohtake. A exposição, gratuita, será aberta ao público no dia 15, data exata em que ele completa cem anos.

Serviço:

Exposição – Niemeyer 100 anos, um olhar sobre o artista

Abertura para imprensa e convidados: 14 de dezembro, às 19h.

Abertura ao público: 15 de dezembro de 2007.

Período da mostra: de 15/12/2007 a 13/01/2008 (de terça a domingo, das 9h às 18h)

Local: Galeria Marta Traba.

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Entrada franca.

Telefone: (11) 3823-4600

Do Memorial da América Latina

(I.P.)