Artesãos vão aprender a divulgar arte pela internet no Acessa SP de Pindamonhangaba

Projeto já capacitou mais de 20 profissionais; produtos são colocados à venda por blogs

qui, 29/04/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Um grupo de artesãos de Pindamonhangaba, município da região de São José dos Campos, aprenderá a divulgar seus trabalhos pela Internet. Projeto desenvolvido no posto do programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, de nome “Arte Pinda”, já capacitou mais de 20 profissionais e, na nova fase, atenderá mais cinco turmas.

Nesta quinta-feira, 29, a monitora da unidade, Rosana Bellot, autora do projeto, apresentará o cronograma de atividades aos artesãos e dividirá as turmas. As aulas começam na próxima semana e cada grupo terá um encontro semanal, das 8 às 9 horas.

Inicialmente, os alunos vão aprender a manusear e-mails, que será a ferramenta de comunicação com o consumidor. Depois, cada um deles criará um blog, no qual farão postagens de fotos com os produtos à venda. Devido à diversidade de trabalhos desenvolvidos, cada artesão “blogueiro” terá em sua página os links dos demais participantes das oficinas. Os trabalhos vão desde objetos feitos com garrafas pet e sementes, passando por técnicas como bordado e crochê.

Para divulgar suas páginas, os artesãos também criarão uma comunidade em um site de relacionamentos para convidar todos os internautas da cidade e região a visitarem seus blogs. “A proposta é que vejam o comércio virtual como alternativa na geração de renda. Temos experiências de alunos de turmas passadas que levam a ideia a sério e recebem pedidos pela Internet”, afirma Rosana.

Rede de Projetos 

O projeto Arte Pinda é mais uma entre as mais de 150 iniciativas registradas na Rede de Projetos do programa Acessa SP, ambiente virtual onde são inseridos projetos capazes de gerar um atendimento diferenciado aos usuários e monitores de postos. A intenção é estabelecer a ligação entre as unidades do Acessa SP para compartilhar experiências. O programa oferece tempo extra de uso das máquinas para cursos, oficinas e pesquisas, além de suporte técnico e treinamento dos monitores para a execução dos projetos. Outras informações sobre a Rede de Projetos estão disponíveis no endereço http://rede.acessasp.sp.gov.br.

Acessa SP 

O programa de inclusão digital do Governo SP permite ao usuário o acesso livre à internet banda larga durante 30 minutos. Para navegar na rede mais de uma vez, após o término do período, é preciso que o usuário retire uma nova senha. O uso é ilimitado.

No Estado, o Acessa SP possui 596 postos distribuídos em 525 cidades, com 4,7 mil computadores e 1,1 mil monitores. Desde a sua fundação, há nove anos, o programa atingiu marca superior a 45 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,9 milhão de usuários com acesso gratuito à internet. O Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Da Secretaria de Gestão Pública