Artesãos paulistas exibem peças em feira internacional

Trabalhos são mostrados na 2ª Art Mundi no Pavilhão de Exposições, das 13 às 21 horas, até domingo

qui, 13/09/2007 - 11h03 | Do Portal do Governo

O artesanato de todas as regiões do Estado de São Paulo marcará presença na 2ª Art Mundi – Feira Mundial de Artesanato 2007, até domingo (16), na capital. A Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, exibe no evento criações de diversos artesãos paulistas.

Da região metropolitana de São Paulo, peças representativas dos trabalhos de amassar o barro, entalhar a madeira, fiar, tecer e trançar fibras, além do reaproveitamento de materiais recicláveis para a confecção de objetos utilitários e decorativos. Do Vale do Paraíba, destaque para as figuras de cerâmica e barro modeladas e pintadas, inspiradas nas cenas do cotidiano doméstico e rural. Poderão ser apreciados também trabalhos em cobre e latão e de cerâmica queimada em forno noborigama – técnica milenar chinesa, que submete as peças à temperatura de 1.350ºC.

No Vale do Ribeira, os artesãos locais aproveitam a fibra da bananeira, o pati e a brejaúva, plantas típicas da região, para confeccionar peças utilitárias e decorativas. De lá também estarão presentes peças de cerâmica de Apiaí e Bom Sucesso de Itararé, as panelas pretas e as figuras típicas de Iguape.

Os trabalhos vindos das cidades litorâneas estão marcados pela riqueza das matérias-primas – fibras vegetais do bambu, dos cipós, da taboa, da bananeira, dos juncos – em peças que retratam as faunas marinha e silvestre, a flora regional e as atividades econômicas e culturais do caiçara e dos imigrantes. Em destaque, também, a cerâmica da Cooperartes, que resgata a obra de Adélia Barsoti.

A Sutaco procura fortalecer a atividade de milhares de artesãos que, trabalhando individualmente, em grupos familiares ou em associações e cooperativas, têm nessa atividade criativa sua principal ou única fonte de renda. A instituição é a coordenadora, no Estado de São Paulo, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Da Agência Imprensa Oficial

SERVIÇO

2ª Art Mundi – Feira Mundial de Artesanato 2007

Até 16 de setembro

Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi

Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo

Das 13 às 21 horas

R$ 12 (acima de 12 anos) e R$ 6 (acima de 60 anos)

Crianças de até 11 anos não pagam

Desconto para caravanas de fora da capital

Tel. (41) 3075-1100

Site www.sutaco.com.br