Artesanato no Mercadão

Com o apoio da Sutaco, artesãos expõem seus trabalhos na 1a Feira de Arte e Cultura Raízes da Arte

dom, 03/06/2007 - 17h25 | Do Portal do Governo

Desde 29 de maio o Mercado Municipal de São Paulo recebe a 1a Feira de Arte e Cultura Raízes da Arte, onde vinte e seis artistas, representantes de várias regiões do Estado de São Paulo, apresentam seu artesanato. A feira também terá manifestações artísticas como música, teatro, poesia e caricaturas. A exposição é organizada pela Comissão de Arte “Raízes da Arte” e tem o apoio da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), autarquia da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

Segundo a presidente da Comissão, a artista Cleide de Fátima Baptista, foram selecionados artistas de outras feiras como Embu, Praça da República e Trianon, além de alguns artistas independentes. Segundo Cleide, a seleção é feita de maneira rigorosa para que estejam presentes nas feiras somente artistas que realmente produzem seus produtos de maneira artesanal. É como completa João Salino, outro expositor: “Aqui não tem ‘industrianato’”.

Cleide produz, a partir da palha, cestas, mobiliários, peças decorativas e de iluminação. Ela conta que aprendeu a técnica com seu marido, que a desenvolveu desde 1968. Todo o processo da produção das peças é feito manualmente, “vou no brejo, corto a palha, limpo, trato, tranço, costuro, tenho todo o trabalho” afirma.

 Luminárias feitas pela artesã Cleide

Credenciada à Sutaco há muitos anos, a artista destaca que a entidade é importante no incentivo ao artesão, permitindo que ele emita nota-fiscal pela entidade e promovendo e divulgando eventos como a Raízes da Arte.

João Salina, artista produtor de anéis, colares, adornos e outras diversas peças, principalmente fitas com cocos, também expõe na feira, e enquanto está ali, também desenha seus artigos. “Eu nunca paro de fazer, aqui estou fazendo, se estou em casa estou fazendo, se estou no ônibus também vou fazendo”, conta.

A história de como João se “descobriu” como artesão é curiosa: em abril de 1972 trabalhava como vendedor de cocada e coco-ralado. Certo dia fez uma caneca com a casca de um coco. Um amigo gostou, comprou, e a partir daí ele não parou mais.

A Feira Raízes da Arte fica no Mercado Municipal, centro, até o dia 17 de junho.

Serviço: 

Evento: 1ª Feira de Arte e Cultura “Raízes da Arte”

Data: de 29 de maio a 17 de junho de 2007

Horário: das 9h às 16h

Local: Mercado Municipal Paulistano

            Sala de Eventos, Piso Térreo, final da Rua E

Endereço: Rua da Cantareira, 306, Parque D. Pedro II, São Paulo – SP

Informações: (11) 3326-1435/1578/2034 (Espaço no Mercado Municipal) e (11) 6682-6810 (Studio Palha Brasil) – (Cleide Toledo – Presidente do Projeto Raízes da Arte)