Arte: Programa Parceiros do Futuro realiza atividades artísticas neste fim de semana

Iniciativa é da Secretaria Estadual da Educação

sáb, 02/12/2000 - 15h36 | Do Portal do Governo

O programa Parceiros do Futuro, espaço em que muitos jovens da periferia da capital paulista e da Grande São Paulo desenvolvem suas aptidões artísticas, apresenta inúmeras atrações neste final de semana. Neste sábado, dia 2, acontece o I Festival Hip Hop Parceiros do Futuro, no qual artistas de diversas escolas do programa apresentarão hip hop, rap, funk, entre outros. O evento está sendo realizado na EE Vicente Leporace (Rua João Alves Torres, 555, Jardim das Flores), até às 16h30. No domingo, dia 03, das 9h30 às 16 horas, é a vez EE Prof. Jácomo Stavale (Rua Manoel Madruga, 205, Freguesia do Ó) se tornar o palco da I Mostra Multicultural Parceiros do Futuro, na qual grupos de participantes de escolas do programa realizarão demonstrações de coral, teatro, banda, pagode, artes marciais, percurssão e capoeira. Em torno de 30 escolas da rede pública estadual estarão envolvidas nos dois eventos.

Criado por iniciativa do governador Mário Covas e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, o programa beneficia comunidades carentes, situadas em regiões violentas da Capital e da Grande São Paulo, e se apóia na parceria entre Governo, comunidades e instituições da sociedade civil para desenvolver um trabalho de prevenção contra a violência e de melhoria da qualidade de vida das populações atingidas, tornando mais raras as possibilidades dos jovens dessas comunidades serem atraídos pelas drogas e pela marginalização.

A criação de centros de convivência – O Parceiros acontece, todos os finais de semana, nas quadras, auditórios, pátios, salas e laboratórios de informática das 115 unidades de ensino da rede estadual selecionadas para funcionar como escolas-pólo, que envolvem mais 8 a 10 escolas de seu entorno. Nesses espaços realizam-se atividades esportivas, cursos, palestras e apresentações artísticas abertas aos próprios alunos da escola e às crianças, jovens e adultos da comunidade. Em um ano de existência, entre 26 de agosto de 1999 e 19 de novembro de 2000, o Parceiros do Futuro contabilizou a oferta de 100.220 atividades e 2.584.142 participações de alunos e membros da comunidade. Cerca de metade dessas atividades foi patrocinada pelas Secretarias de Estado e por associações, empresas e fundações. A outra metade veio das próprias comunidades, que se organizaram para promover cursos ministrados por voluntários (artesanato, línguas estrangeiras, capoeira, dança) e apresentações com os artistas locais, num movimento de valorização e difusão de sua cultura.