Arte produzida no Vale do Jequitinhonha tem exposição no Museu Afro Brasil

Mostra integra projeto “Do Pó da Terra”, que terá livro, documentário e obras sobre artistas do Vale Jequitinhonha

dom, 08/11/2015 - 20h27 | Do Portal do Governo

O Museu Afro Brasil recebe a partir do dia 12 de novembro, às 19h, a exposição “Do Pó da Terra”. São 50 imagens em preto e branco feitas pelo fotógrafo Mauricio Nahas no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, uma das regiões mais pobres do Brasil. A mostra faz parte de um projeto que envolve o lançamento de um livro de fotografias e de um documentário longa, todos produzidos com o objetivo de revelar quem são e como vivem os artistas da região, em sua maioria mulheres.

O projeto Do Pó́ da Terra aponta as lentes diretamente para o desemprego, seca, altas taxas de mortalidade, alcoolismo, violência e para uma terra condenada pela monocultura do eucalipto, que fizeram com que o Vale do Jequitinhonha recebesse o apelido de Vale da Miséria.

Para o Curador e diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo os retratados nas fotografias e filmagens são homens e mulheres, como doces criaturas do sertão, livres nas suas imaginações como o pó da terra. Assim vive toda essa gente, a criar outras gentes, outras formas, outras cenas que muitas vezes se tornam realidade, que transcendem a realidade da própria vida, uma espécie de sonho que se realiza das mãos cheias de barro fazendo nascer as fantasias idealizadas.

SERVIÇO

Exposição “Do Pó da Terra”

Quando: 12 de novembro de 2015 – 19h

Onde: Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10 (acesso pelo portão 3)

Ingressos: R$ 6 – Entrada gratuita aos sábados.

Do Portal do Governo do Estado