Arte peruana do acervo do Palácio dos Bandeirantes vira exposição

Mostra "Cusquenhos nas Coleções de Arte dos Palácios" começa nessa segunda, 20

sáb, 18/08/2012 - 18h41 | Do Portal do Governo

A partir dessa segunda, 20, no Palácio dos Bandeirantes, a exposição “Cusquenhos nas Coleções de Arte dos Palácios – Reflexões sobre o gosto nos anos 1960/70”, que reúne pinturas, esculturas, mobiliários, imagens sacras e objetos litúrgicos que fazem parte da coleção palaciana. A exposição vai até 4 de novembro.

A mostra se divide em três grupos: o primeiro destaca o gosto pelo neocolonial nas décadas de 1960 e 70 nas residências brasileiras; o segundo, apresenta obras representativas da arte cusquenha; e o terceiro núcleo propõe uma reclassificação das pinturas.

Segundo a curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo e da exposição, Ana Cristina Carvalho, a reclassificação da coleção do governo paulista faz parte de uma investigação e utiliza diversos métodos, como visitas a coleções similares; entrevistas com os especialistas em Lima, Peru e com os colecionadores no Brasil; além de bibliografia especializada e análise das obras através das técnicas de reflectografia de infravermelho, fluorescência de ultravioleta e radiografia.

SERVIÇO

“Cusquenhos nas Coleções de Arte dos Palácios”
Data: de 20/08 a 04/11, de terça a domingo, das 10h às 17h
Local: Palácio dos Bandeirantes
Endereço: avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2 – São Paulo
Entrada gratuita
Informações: (11) 2193-8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico para grupos escolares: www.acervo.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado