Arte: Painel gigante de grafite da CPTM é o maior da América Latina

O resultado foi a maior obra de grafite a céu aberto, inédito na América Latina

ter, 19/09/2006 - 9h12 | Do Portal do Governo

O painel de grafite pintado no último fim de semana em um muro da Estação Domingos de Moraes, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), contou com uma super produção. Foram usadas mais de 1.500 latas de tinta em spray, 324 litros de tinta azul e preta para o fundo, 100 rolos para pintura, mais 10 extensores para os cabos dos pincéis, oito andaimes de seis metros de altura, 20 escadas, 300 kit-lanches e 30 horas de trabalho ininterruptas de mais de 120 grafiteiros vindos de diversas partes do país.

O resultado foi a maior obra de grafite a céu aberto, inédito na América Latina: o muro de 167 m x 7 m da estação foi transformado em belíssimo espaço de arte, que a partir desta segunda-feira será apreciado por mais de 290 mil usuários/dia que usam a linha B (Júlio Prestes / Itapevi) diariamente.

“Além de ser o maior mural grafitado da América Latina, o fato de ser uma empresa de transporte público apoiando um projeto como este é inédito”, comentou Binho Ribeiro, coordenador do evento. Os usuários da linha aprovaram a iniciativa. “É uma ótima idéia a de aproveitar o muro para arte. Agora, enquanto esperamos o trem, poderemos admirar a obra”, afirmou Rogério José da Silva.

A produção superlativa foi possível com a colaboração dos apoiadores Sherwin Willians, dos Pincéis Tigre, Loctubo, Johnson Controls, Profile São Paulo, Conduta, Secretaria de Estado da Cultura e trabalho voluntário de diversos artistas dessa arte de rua.

O maior painel de grafite da América Latina está localizado na Estação Domingos de Moraes da CPTM

Endereço: Rua João Tibiriçá, s/nº

Informações CPTM: 0800-055-0121 (SAU – Serviço de atendimento ao usuário)

Visitação: grátis para usuários da CPTM e R$ 2,10 para visitantes externos (valor do ingresso à estação)

Assessoria de imprensa da CPTM

J.C.