Arte no Metrô recebe mais uma obra na Estação Vila Madalena

Desde o dia 9, está à disposição do público mais uma obra de arte de seu acervo

qui, 16/08/2007 - 11h20 | Do Portal do Governo

Desde o dia 9, o Metrô de São Paulo colocou à disposição do público mais uma obra de arte de seu acervo. Nessa data, a escultura Homenagem a Galileu Galilei II, do artista plástico Cleber Machado, foi instalada na Estação Vila Madalena, da Linha 2 – Verde. Machado conta que procurou criar uma peça para oferecer ao público beleza e equilíbrio, a partir do aço, material utilizado no projeto. A escultura é formada por elipses, círculos e semicírculos, que transmitem a sensação de movimento e leveza.

De forma lúdica, o artista utiliza as composições geométricas para explorar as diferentes possibilidades visuais, ora com a presença das formas, ora com a sua ausência. O artista gaúcho, radicado em São Paulo, produziu delicados móbiles nos anos 60, bem-acabadas esculturas em vidro e madeira na década de 70 e levíssimos objetos nos quais explorou com elegância a transparência do vidro. 

Arte no Metrô – O Projeto Arte no Metrô abriga 85 obras, distribuídas em 30 estações. Entre os artistas com trabalhos expostos estão Maria Bonomi, Alex Flemming, Tomie Ohtake, Mauro Gruber, Gontran Guanaes e Aldemir Martins. Dessa forma, São Paulo comporta no seu subterrâneo grande galeria de arte com 20 painéis, dez murais, 14 pinturas sobre tela, três instalações, seis instalações/escultura, duas instalações/poemas, 15 tratamentos cromáticos e 15 esculturas.

Quando a Estação Sé foi inaugurada, há 29 anos, o Metrô resolveu transformar as demais em locais de exposição e aproximar o cidadão dessas manifestações culturais. O projeto, formalizado em 1988, passou a estabelecer critérios e a organizar o acervo de obras de arte contemporâneas do Metrô.

A intensa procura fez com que a companhia instituísse, em 1990, a Comissão Consultiva de Arte, formada por representantes da Pinacoteca do Estado, do Museu de Arte de São Paulo (Masp), do Museu de Arte Moderna (MAM), do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), da Associação Paulista de Belas Artes (APBA) e das áreas de marketing e arquitetura da Companhia do Metropolitano de São Paulo. A função da comissão é assegurar um processo de seleção criterioso para a escolha de projetos de arte contemporânea que serão colocados nas estações. 

Do Metrô