Arte na Lata leva suas performances para a Estação Brás da CPTM

Na véspera de São Pedro, dia 28, o Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, se transformará em um animado “arraiá”

seg, 25/06/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

Na véspera de São Pedro, dia 28, o Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, se transformará em um animado “arraiá”, a partir das 17h30, com show de forró da banda Brasas do Nordeste, que interpretará sucessos do rei do baião, Luiz Gonzaga.  Na seqüência, a Ong Arte na Lata agita a festa. O DJ Robert Gâmbia Records dará a base para a performance de street dance. Outro destaque é o grupo Arte na Lata, que tira sons de instrumentos alternativos, como latas, baldes, tambores, garrafas pet com pregos, entre outros. No repertório, samba, MPB, rap, baião, além de composições próprias sobre temas ligados à cidadania.

As atrações fazem parte do projeto Fala aí, Comunidade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A iniciativa abre espaço para artistas das comunidades vizinhas à linha férrea. Nesta quinta edição, os participantes vêm de Osasco, capitaneados por Jotta Ribeiro, fundador da Ong Arte na Lata.

O show do Arte na Lata é interativo: o público é convidado a dividir o palco e criar suas composições a partir de chapas de raios-x, por exemplo. Com mensagens de respeito ao meio ambiente e à comunidade, o grupo defende a reciclagem, principal base de ação de sua Ong, que reaproveita materiais nos ferros velhos de Osasco e os transforma em instrumentos sonoros.

Simultaneamente às performances de street dance e dos músicos, o artista Marcos, de Osasco, produzirá grafites nos murais do Espaço Cultural, com o apoio da Colorgin, que doará as tintas tipo sprays.

Ong Bate Lata

Formado por crianças e jovens, de 7 a 19 anos, a Ong cultural é sediada na cidade de Osasco, e tem como objetivo diminuir a marginalidade por meio de ações culturais, a partir do uso de sucatas (oficina de reciclagem), aulas de street dance, violão, inglês, grafite e capoeira, entre outras atividades.

Fala aí, Comunidade

O projeto “Fala aí, Comunidade”, da CPTM, teve início em fevereiro de 2007, com os moradores do bairro do Grajaú, da Zona Sul. O objetivo da iniciativa é estreitar o relacionamento da companhia com a sociedade, ao mesmo tempo em que abre espaço para a divulgação e valorização da produção cultural que ocorre nos 22 municípios atravessados por 253,2 km operacionais da CPTM.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(R.A.)