Arte: Literatura, música e psicanálise são temas de cursos no Maria Antônia

Um dos eventos homenageia Mozart, compositor austríaco nascido há 250 anos e um dos maiores expoentes da música ocidental

qui, 02/03/2006 - 20h44 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antônia preparou três cursos para o mês de março, abrangendo música, psicanálise e literatura. Para comemorar os 250 anos de Wolfgang Amadeus Mozart, o pianista Dante Pignatari dará o curso O Estilo Clássico: da cristalização do sistema tonal à construção da sonata, de 9 de março a 27 de abril. O psicanalista Tales Ab’Saber irá ministrar O Estudo dos Sonhos, a partir de 7 de março, e o romance francês de Gustave Flaubert (século 19) será estudado no curso Madame Bovary: uma heroína em apuros, pelo professor de literatura Samuel Titan Júnior, entre 6 e 27 de março.

O curso que homenageia Mozart aborda o surgimento do sistema tonal na Itália renascentista, com o madrigal, o baixo contínuo e a monodia, representada pela ópera. Destaca-se no tema a evolução da harmonia, o grande elemento estruturador da música no Ocidente, ao longo do barroco até culminar na obra dos quatro grandes compositores do período clássico: Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert.

Dante Pignatari formou-se em piano pela USP e em Music Performance Studies pela City University de Londres. Trabalhou na criação, produção e apresentação de programas de rádio para a Rádio Cultura FM e foi coordenador e pianista do projeto Poesia Paulista – 12 canções. É também editor das canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno, publicadas em livro pela Editora da USP.

Em O Sonhar Restaurado, Tales Ab’Saber apresenta as importantes transformações clínicas e conceituais que ocorreram no campo da psicanálise em seu primeiro século de existência por meio da problematização do sentido e da experiência humana do sonhar. Ele parte da obra de três psicanalistas que centraram a construção de seus próprios sistemas de trabalho no que se denomina o pensamento do sonho: Freud, Bion e Winnicott.

Ab’Sáber é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, mestre em artes e doutor em psicologia clínica/psicanálise pela USP. Autor, entre outros, de A Imagem Fria – Cinema e Crise do Sujeito no Brasil dos Anos 80 (Ateliê, 2003) e O Sonhar Restaurado – Formas do Sonhar em Bion Winnicott e Freud (Editora 34, 2005).O curso sobre a heroína Madame Bovary analisa a composição de um dos romances mais emblemáticos da literatura francesa e seu lugar histórico. Com a famosa narrativa de paixão e adultério de Emma Bovary narrada à maneira de um estudo impassível dos costumes de província, Gustave Flaubert refinou ao máximo a tradição vinda de Balzac e Stendhal, mudando os rumos do romance ocidental.

 

Samuel Titan Jr. é professor de teoria literária na USP e tradutor de Flaubert (Três Contos), Leiris (Espelho da Tauromaquia) e Bioy Casares (A Invenção de Morel), entre outros.

Da Agência Imprensa Oficial

C.A.