Arte indígena é tema do calendário 2001 da Imprensa Oficial do Estado

nd

ter, 26/12/2000 - 14h27 | Do Portal do Governo

A arte plumária indígena é o tema do calendário 2001 da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, lançado neste mês de dezembro. Para a edição do próximo ano, foi escolhida uma belíssima seleção de fotografias de peças do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE). Ao escolher essa forma de expressão pela qual os índios exteriorizam seu mundo, costumes, rituais e se afirmam como nações e etnias, a Imprensa Oficial acredita que, além de cumprir sua obrigação institucional de divulgar uma parte pouco conhecida do nosso patrimônio cultural, também presta uma merecida homenagem aos primeiros ‘brasileiros’.

Desde 1997, os calendários da Imprensa Oficial vêm divulgando raridades históricas e culturais, imprimindo obras consagrados pelo público por beleza e qualidade gráfica e editorial. Os dois primeiros calendários da empresa foram sobre o acervo da Pinacoteca do Estado, em 1998; e as coleções de obras de arte dos palácios do Estado de São Paulo, em 1999. Os dois foram premiados pela Printing Industries of America, considerada uma das principais entidades de artes gráficas do mundo. No ano passado, o calendário trouxe uma coleção de mapas históricos do século XVII do acervo de José Mindlin.

O calendário de 2001 pode ser adquirido na livraria virtual da empresa (www.imprensaoficial.com.br) ou pelo telefone 0800-123401. Vale lembrar que a tiragem é limitada, estando disponíveis para a venda apenas três mil unidades. O preço de cada exemplar é R$ 20,00.