Arte de Vanguarda na Pinacoteca

Mostra reúne 120 trabalhos do alemão Kurt Schwitters que podem ser vistos até 2 de dezembro

qui, 18/10/2007 - 9h12 | Do Portal do Governo

O alemão Kurt Schwitters foi um dos artistas de vanguarda mais influentes do século XX. Autor do conceito de Merz art, cujo objetivo era “criar relacionamentos entre as coisas do mundo”, ele terá parte de suas obras expostas a partir de 16 de outubro na Pinacoteca do Estado, sua segunda exposição no Brasil (a primeira foi em 1963).

Em Kurt Schwitters (1887-1948) – O Artista Merz, serão expostas cerca de 120 obras que compreendem todos os períodos da produção do artista, inclusive trabalhos inéditos de sua fase inicial.

A mostra conta com desenhos, pinturas, colagens e esculturas, além de uma réplica do Merzbau, como foi montado em 1933. O Merzbau, ou Edifício Merz, que começou a ser montado em 1923, é uma instalação que ocupava diversos cômodos da casa do artista, destruída em um bombardeio. 

Schwitters aplicou sua teoria às diversas vertentes da arte, como a escultura, arquitetura, tipografia, literatura, dramaturgia, música e performance. Segundo a Taisa Palhares, pesquisadora e curadora da Pinacoteca do Estado, “na arte de vanguarda a arte e a vida não se separam, e os artistas costumavam ter suas produções bem diversificadas”. Nas suas obras ele procurava quebrar as fronteiras entre a vida cotidiana e a arte para fazer com que as coisas do mundo se relacionassem em sua produção.

“Merz, é um termo que em alemão não tem significado, foi inventado por Schwitters para nomear o que ele fazia. Ele achou o termo ao acaso, falava que era  “um movimento de um único artista, ele próprio”, diz Taisa.

Schwitters teve formação acadêmica, durante a 1ª. Guerra Mundial manteve contato com integrantes dos movimentos de vanguarda, chegando ao Dadaísmo, vertente com a qual mais se relacionou.

Schwitters era pouco conhecido na sua época. Durante a 2ª. Guerra Mundial foi perseguido na Alemanha e acabou saindo do país e morrendo no exílio. “Hoje, cada vez mais, ele é referência para os artistas contemporâneos que estão descobrindo sua importância.”, afirma Taisa.

Kurt Schwitters (1887-1948) – O Artista Merz

Em exposição até dia 2 de dezembro de 2007. 

Pinacoteca do Estado 

Praça da Luz, 2   – Tel: (11) 3324-1000

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h 

R$ 4,00 e meia-entrada. Grátis aos sábados.

Da Secretaria Estadual da Cultura

(I.P.)