Arte de nipo-brasileiros será exposta no Palácio dos Bandeirantes

Manabu Mabe, Tomie Ohtake e Tikashi Fukushima estão entre os nomes que integram a mostra

qui, 19/06/2008 - 20h21 | Do Portal do Governo

Obras de artistas japoneses e nipo-brasileiros consagrados como Yoshiya Takaoka, Tomoo Handa, Yuki Tamaki, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Tikashi Fukushima serão apresentadas ao público a partir do dia 1º de julho, no Palácio dos Bandeirantes. A abertura oficial da exposição “Presença japonesa na arte brasileira: da figuração à abstração”, para convidados, será no dia 30 de junho.

A mostra faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa para o Brasil. Por isso, as obras estarão expostas nos ambientes da sede do Governo do Estado de São Paulo já neste sábado, 21 de junho, data em que o Príncipe Herdeiro Naruhito, do Japão, visitará o Palácio dos Bandeirantes.

A exposição apresenta trabalhos de cerca de 50 artistas, de diferentes gerações, a partir do final da década de 1920. São 80 obras de representantes de grupos como Seibi, Guanabara e Grupo 15, além de artistas contemporâneos que unem em sua produção influências das duas culturas.

Entre os destaques estão as obras “Fome” e “Aliança III” de Manabu Mabe; “Igreja da Liberdade” de Kiyoji Tomioka; pinturas de Tomoo Handa, Massao Okinaka, trabalhos da série “Espaço” de Yutaka Toyota e Cerâmica de Kimi Nii.

A curadora do Acervo dos Palácios do Governo, Ana Cristina Carvalho, destaca que a mostra foi idealizada para evidenciar a importância da contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes para produção visual brasileira. Por isso, a importância da exibição das mais variadas formas de expressão ao longo de cem anos, que incluem desenhos, gravuras, pinturas e aquarelas, além de obras tridimensionais em madeira, cerâmica e acrílico.

A exposição, que poderá ser vista até 31 de agosto, reúne obras do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), do Instituto Manabu Mabe e de coleções particulares dos participantes.

Serviço:

Exposição: Presença japonesa na arte brasileira: da figuração à abstração

Abertura: 30 de junho de 2008, para convidados, e 1º de julho para o público

Encerramento: 31 de agosto

Local: Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4.500.

Informações: (11) 2193-8282.

Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br (para grupos com mais de 10 pessoas)

Visitas: de terça a sexta-feira, de hora em hora, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11h às 16h (para grupos com até 10 pessoas.

Todas as visitas são acompanhadas por educadores. Entrada franca.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo

(I.P.)