Arsenal da Esperança resgata dignidade e auto-estima das pessoas

Instituição atende 1.150 homens

qua, 26/04/2006 - 10h11 | Do Portal do Governo

Parcerias firmadas entre o Governo do Estado, empresas privadas e voluntários, garantem o sucesso dos trabalhos realizados no Arsenal da Esperança, uma instituição que atende atualmente 1.150 homens. “Aqui não é um abrigo, mas uma casa acolhedora que ajuda as pessoas a resgatar a dignidade e a auto-estima, que, por algum motivo, um dia tiveram seus sonhos destruídos”, comenta Gian Franco Melino, coordenador do local.

O Arsenal da Esperança, localizado no bairro do Brás, região central de São Paulo, existe há dez anos e conta com uma verba mensal da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads). No local também há um Restaurante Bom Prato, que oferece comida a um real e o Acessa São Paulo, que tem como objetivo combater a exclusão digital. “O Governo paulista sempre nos ajudou muito. Nunca poderíamos oferecer todos esses serviços sem essa parceria”, afirma Melino.

Wilson Roberto da Conceição, de 46 anos, teve sua vida transformada depois de conhecer o Arsenal da Esperança. Ele conta que perdeu tudo por causa da bebida e das drogas. Como ficou com vergonha de pedir ajuda à sua família decidiu procurar abrigo no Arsenal da Esperança. “Moro aqui há nove meses e, atualmente, trabalho como auxiliar de lavanderia, pelo programa Frente de Trabalho”, disse. Conceição ganha uma ajuda de custo do Governo paulista no valor de R$ 210 e ainda faz um curso de artesanato. “Hoje vivo bem. O Arsenal da Esperança é um lugar onde fui muito bem acolhido”, destacou.

  Já o mineiro Samuel Alexandre de Oliveira, de 29 anos, disse que há cinco meses veio para São Paulo em busca de oportunidade de emprego. “Tudo deu errado. Fiquei morando na Praça da Sé como um mendigo. Lá mesmo fiquei sabendo do Arsenal da Esperança”, relata emocionado. Oliveira, também, trabalha na lavanderia e faz curso de informática. “Não tinha mais esperança nenhuma. O Arsenal é importante porque me devolveu a dignidade. Hoje, sei que posso ter um futuro decente”, acredita.

Programas estaduais implantados no Arsenal

Frente de Trabalho

Atualmente, trabalham, no Arsenal da Esperança, 37 funcionários da Frente de Trabalho, programa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho criado com o objetivo de oferecer ocupação, renda e qualificação às pessoas com mais de 12 meses de desemprego, visando a reintegração no mercado formal de trabalho.

Restaurante Bom Prato

O Restaurante Bom Prato visa à reintegração do excluído na sociedade, fornecendo em sua rede de restaurantes populares refeições balanceadas à população de baixa renda. São servidas diariamente cerca de mil refeições no Arsenal da Esperança. Cada refeição custa apenas R$ 1.

Acessa São Paulo

Tem como objetivo a inclusão digital. Leva os recursos da informática e da internet à população de baixa renda, estimulando o desenvolvimento humano e social das comunidades.

Arsenal da Esperança

O Arsenal da Esperança é de responsabilidade das Associações Internacionais para o Desenvolvimento (Assindes). A premissa indispensável é considerar o mundo como a nossa casa, e todos os homens, como parte de uma única família. “Todos os nossos projetos são possíveis, graças à presença e ao empenho de pessoas de boa vontade”, comenta o coordenador Gian Franco Melino.   

A local conta, hoje, com 200 voluntários, 98 funcionários e 30 pessoas do Programa estadual Frente de Trabalho. Entre os voluntários estão: médicos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e bibliotecários.

O Arsenal da Esperança está localizado na rua Doutor Almeida Lima, nº 900, Brás, região central de São Paulo. Outras informações sobre o Arsenal podem ser obtidas pelo: www.arsenaldaesperanca.org.br.

Macedo Júnior