Arquivo Público resgata a história da imigração em São Paulo

Os Núcleos Coloniais foram estabelecidos no final do século XIX e início do século XX

qui, 05/03/2009 - 18h11 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado vai organizar e permitir o acesso do público à documentação dos Núcleos Coloniais. O objetivo é resgatar a história da imigração no Estado. Estabelecidos entre o fim do século XIX e início do século XX como parte da política de incentivo à imigração de europeus para o Brasil, os Núcleos Coloniais foram estabelecidos em terras estaduais e loteados entre os imigrantes, em diversos municípios, como Campinas, São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto, entre outros.

Nos loteamentos, a principal atividade era agricultura para a produção de alimentos, que eram vendidos aos mercados locais. Ao contrário de outras regiões do país, os núcleos coloniais paulistas não tinham o objetivo de povoar a região, mas obter mão-de-obra complementar para as grandes fazendas.

A documentação é bastante variada. São registros de matricula de colonos, processos de solicitação de lote dos recém-chegados, registros contábeis dos lotes, despesas de custeio, títulos de propriedade, registros de ocorrências no Núcleo, listas de embarque de passageiros, e até relatos sobre o cotidiano dos imigrantes nos núcleos.

O projeto prevê a criação de uma página na internet sobre a imigração em São Paulo, na qual será possível acessar o banco de dados com a documentação sobre os imigrantes. As pesquisas poderão ser feitas pelos nomes dos colonos. A iniciativa deve auxiliar os que procuram o Arquivo do Estado para consultar documentos sobre imigração a fim de obter cidadania de outro país ou para completar a sua genealogia.

A primeira etapa do trabalho, que deve seguir até outubro deste ano, prevê a restauração, microfilmagem e divulgação de aproximadamente 40 mil páginas de documentos.

Da Secretaria da Cultura