Arquivo Público resgata a história da imigração em São Paulo

O projeto prevê a criação de uma página na internet sobre a imigração em São Paulo

qua, 14/01/2009 - 14h43 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de lançar um novo projeto com o objetivo de resgatar a história da imigração no estado de São Paulo, através da preservação, organização e disponibilização ao público da documentação dos Núcleos Coloniais.

Os Núcleos Coloniais foram estabelecidos no final do século XIX e início do século XX no âmbito da política de incentivo à imigração de europeus para o Brasil. A implantação destes Núcleos ocorreu em diversos locais do estado, como Campinas, São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto, entre outros. Foram estabelecidos em terras do estado e loteados entre os imigrantes. A principal atividade era a agricultura para a produção de alimentos, que eram vendidos para os mercados locais. Ao contrário de outras regiões do país, os núcleos coloniais paulistas não tinham o objetivo de povoar a região, e sim de obter mão-de-obra complementar às grandes fazendas.

O projeto prevê a criação de uma página na internet sobre a imigração em São Paulo, em que estará disponível um banco de dados com toda documentação sobre os imigrantes citados. Esta iniciativa deve auxiliar os muitos visitantes que vêm ao Arquivo para consultar documentos sobre imigração a fim de obter cidadania de outro país ou para completar a sua genealogia.

A primeira etapa deste trabalho é o projeto Presença do imigrante na memória nacional: preservação e divulgação do conjunto documental dos Núcleos Coloniais da Região de Campinas (1886-1922), realizado com o objetivo de estimular estudos sobre a questão da imigração na região e contribuir para o entendimento dos deslocamentos populacionais. O projeto, que conta com o apoio financeiro do BNDES, inclui a higienização, restauração, microfilmagem e divulgação de aproximadamente 40 mil páginas de documentação. O projeto tem duração prevista de um ano e segue até outubro de 2009.

Para saber mais acesse: www.arquivoestado.sp.gov.br

Do Arquivo Público do Estado de São Paulo