Arquivo Público recupera mais documentos de S. L. do Paraitinga

Ao todo, são 17 caixas-arquivos com documentos do Ministério Público estadual

sáb, 03/04/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu no dia 26 de março uma segunda leva de documentos de São Luiz do Paraitinga danificados durante a enchente que atingiu a cidade no final de 2009. Esses documentos são provenientes do Ministério Público do Estado de São Paulo e é constituído por 17 caixas-arquivo, que contem procedimentos de inquéritos civis arquivados; pastas AZ; dez livros de registros de processos, portarias e protocolos; 12 procedimentos civis ainda em andamento; e 13 processos.

Desde janeiro, o Arquivo Público está tratando os documentos originários da Prefeitura de São Luiz. Atualmente eles estão em fase de higienização e desinfecção. Agora, o Ministério Público encarregou o Arquivo Público de recuperar este outro conjunto, que embora tenha um volume menor, ficou mais tempo sem tratamento – quase 90 dias. Os documentos ainda estão úmidos, e sofreram um ataque de fungos bastante grave.

Nesta ação, assim como no tratamento do arquivo da prefeitura, o Arquivo conta com a parceria do Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta – Laboratório SENAI/Aber, que colocou uma equipe de quatro pessoas para auxiliar no tratamento.

Do Arquivo Público do Estado