Arquivo Público recebe doação de coleção do jornal Correio da Manhã

Jornal sempre esteve engajado nas disputas políticas da sociedade brasileira

sex, 20/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Arquivo Edgar Leuenroth (AEL), da Universidade Estadual de Campinas, acaba de doar ao Arquivo Público do Estado de São Paulo uma coleção do jornal Correio da Manhã. Até então, a instituição dispunha apenas de dois exemplares deste jornal, datados dos anos de 1923 e 1966. Com a doação, a coleção do jornal chega agora a 900 pastas, que compreendem o período de 1906 a 1963. 

O jornal Correio da Manhã foi criado no Rio de Janeiro em 1901, por Edmundo Bittencourt, e manteve-se em funcionamento até o ano de 1974. Destacou-se como um jornal de fortes opiniões, sempre engajado nas disputas políticas da sociedade brasileira. Entre seus colaboradores estiveram os escritores Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Carlos Heitor Cony e Antonio Callado, além dos críticos José Lino Grünewald e Antonio Moniz Vianna. 

O Correio da Manhã reúne-se agora a outros mais de 200 títulos que compõem a Hemeroteca do Arquivo Público do Estado. Esta é uma das ações que integram a parceria entre o AEL e o Departamento de Preservação e Difusão de Acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A coleção passa por tratamento técnico e deverá ser disponibilizada ao público no início de 2010. 

Do Arquivo Público