Arquivo Público promove exposição virtual sobre Revolta da Chibata

Mostra conta com 230 ilustrações da imprensa da época, artigos e notícias de jornais e revistas

qua, 01/12/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

No ano que o fato histórico completa cem anos, Arquivo Público do Estado de São Paulo, por meio de seu Núcleo de Ação Educativa, apresenta a exposição online “A Revolta da Chibata”. Com objetivo de divulgar documentos de seu acervo sobre o tema, entidade lança um olhar para as questões dos direitos da cidadania que envolveram este episódio da história do Brasil.

A exposição também apresenta a história de um dos protagonistas da Revolta da Chibata, o marinheiro João Cândido. Porém, não se pode deixar de ressaltar que esse episódio contou com a participação de outros marinheiros também descontentes com sua situação dentro da Marinha e que aderiram à causa.

Navegando pelas nove salas da exposição, o usuário poderá visualizar cerca de 230 ilustrações da imprensa da época, artigos e notícias de jornais e revistas, assim como textos mais recentes que tratam de diversos temas: os ideais republicanos, a situação dos marinheiros, o estopim, as negociações e o desfecho da Revolta, a importância da imprensa e as ações tomadas após o conflito.

Outro objetivo é gerar o interesse de professores, estudantes, pesquisadores e curiosos em reavivar a discussão sobre as questões dos direitos de cidadania assegurados pela Constituição Brasileira. A exposição ainda concede aos interessados oito propostas de atividades pedagógicas que podem ser trabalhadas em salas de aula, além de uma vasta seleção de fontes de pesquisa sobre a Revolta .

Para a elaboração das atividades, tomou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). “A proposta pedagógica desta exposição virtual é oferecer ao professor sugestões pontuais de atividades a partir da utilização de diferentes linguagens presentes em nosso cotidiano”, explica Andresa Oliver Barbosa, responsável pala produção dos textos e atividades pedagógicas.

Para ver a exposição, o internauta deve acessar o site Arquivo Público do Estado

Visite também o site Memória da Educação

 

Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Desde a retomada de suas atividades, em 2008, o Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público desenvolve atividades que visam aproximar as fontes documentais do universo escolar por meio de visitas monitoradas, palestras, produção de material pedagógico e projetos de pesquisa e estágios para alunos de graduação em História.

Do Arquivo Público do Estado