Arquivo Público oferece oficina gratuita sobre preservação de documentos

Inscrições vão até 13 de junho; aulas ocorrerão de 28 de julho a 1º de agosto

qua, 14/05/2014 - 16h35 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) está com inscrições abertas para a oficina gratuita de “Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais – Módulo I: Conservação Preventiva”. As inscrições, também gratuitas, acontecem até o dia 13 de junho no site do Arquivo. O curso possui 30 vagas. O conteúdo é direcionado a profissionais que trabalham com preservação de acervo e não possuem conhecimento técnico.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

As aulas ocorrerão de 28 de julho a 1º de agosto, no período das 14h às 17h. Os candidatos serão selecionados por currículo e por carta-compromisso, em que o interessado deve fazer um breve resumo de suas habilidades e de suas razões para concorrer à vaga para o Módulo I da oficina. O primeiro módulo oferecerá aos participantes noções teóricas sobre etapas da preservação de acervos que têm como objetivo identificar os fatores de degradação para prevenir danos ao documento, antes que eles aconteçam.

As aulas serão ministradas pela professora Norma Cassares, diretora do Núcleo de Conservação do Apesp. O Arquivo Público do Estado de São Paulo promove cursos como este visando à difusão das técnicas de conservação para profissionais que trabalham na área e estejam interessados em aprender e disseminar o conhecimento, pois acredita que a longevidade de um documento depende dos cuidados e da atenção a ele destinados.

A oficina terá continuidade no Módulo II, que abordará as técnicas de higienização e tem início previsto para 25 de agosto deste ano. Mais informações pelo telefone (11) 2089-8149 ou pelo e-mail acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br.

SERVIÇO
Oficina de Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais – Módulo I: Conservação Preventiva
De 28 de julho a 1º de agosto, das 14h às 17h
Inscrições até 13 de junho, no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo
Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, São Paulo
Informações: (11) 2089-8149 ou acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado