Arquivo Público lança site sobre a História da Educação em SP

Site Memória da Educação oferece também inúmeras fotografias de atividades pedagógicas e de escola

seg, 15/11/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Código de Instrução Pública da Província de São Paulo do ano de 1857 determinava, para a instrução média de um aluno, o ensino “mais desenvolvido” da leitura, escrita, moral, religião, gramática, aritmética e do sistema de pesos e medidas da Província. E ainda: era preciso aprender noções elementares de Geografia Universal, História Universal e Língua Francesa. O ensino de Física e História Natural limitava-se às escolas para rapazes, enquanto nas escolas para moças ensinavam-se noções de Música e exercícios de Canto. Geometria, Agrimesura e Nivelamento, Desenho Linear e “Exercícios Ginásticos” também constavam do currículo escolar da época.

Essas e outras informações sobre a História da Educação no Brasil podem ser obtidas na nova página temática que acaba de ser lançada no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo: Memória da Educação (www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao). A reunião de dados estatísticos, instruções pedagógicas, revistas e trabalhos escolares permite ao internauta acompanhar o desenvolvimento de métodos pedagógicos e as mudanças na educação pública brasileira desde meados do século XIX.

Estudantes, pesquisadores e interessados em História e Educação podem consultar documentos públicos sobre o assunto. O acervo reúne relatórios produzidos pelas Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo entre os anos de 1852 e 1943 e Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, que trazem um diagnóstico da realidade escolar do Estado no início do século XX.

Destaque também para publicações de época, que foram digitalizadas na íntegra e que agora também estão na internet: Vinte anos de propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade, de 1880, escrito por Abílio César Borges, o Barão de Macaúbas e a Revista Escolar, editada entre os anos de 1925 e 1927 pela Diretoria Geral da Instrução Pública com o objetivo de “contribuir para o aperfeiçoamento do ensino público paulista”. Publicada mensalmente, a Revista Escolar apresentava modelos de lições e materiais para uso dos professores.

O site Memória da Educação oferece também inúmeras fotografias de atividades pedagógicas e de escolas na capital e no interior no Estado, como Bauru, Itapetininga, Jundiaí, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e Taubaté, entre outras.

Toda a documentação faz parte do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O site será atualizado periodicamente, com a inclusão de mais documentos sobre a História da Educação. Completam a página alguns artigos publicados pelo o Arquivo Público sobre o tema. Acesse: www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao

Sobre o Arquivo Público 

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Desde a retomada de suas atividades, em 2008, o Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público, que elaborou o site Memória da Educação, desenvolve atividades que visam aproximar as fontes documentais do universo escolar por meio de visitas monitoradas, palestras, produção de material pedagógico e projetos de pesquisa e estágios para alunos de graduação em História.

Do Arquivo Público do Estado