Arquivo Público lança site do Comitê Gestor do SPdoc

Sistema foi desenvolvido pela PRODESP a partir de requisitos arquivísticos definidos pelo Arquivo Público do Estado

sex, 12/08/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria da Casa Civil, acaba de lançar a página oficial do Comitê Gestor do SPdoc. O objetivo do site é divulgar as atividades e resoluções do Comitê, bem como informar a população sobre a implantação do Sistema SPdoc nos órgãos do Governo do Estado de São Paulo.

O SPdoc – Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística de Documentos e Informações – é uma solução web, aplicável a documentos convencionais e digitais, que incorpora e processa eletronicamente procedimentos e operações técnicas da gestão arquivística de documentos. O Sistema foi desenvolvido pela PRODESP a partir de requisitos arquivísticos definidos pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Já o Comitê Gestor do SPdoc foi instituído no ano passado com o objetivo de planejar a implementação progressiva do Sistema nos órgãos da administração direta e promover o seu aperfeiçoamento contínuo. De caráter permanente e multidisciplinar, o Comitê é integrado por representantes da Casa Civil e do Arquivo Público – a quem cabe a coordenação dos trabalhos -, da Secretaria de Gestão Pública, da PRODESP, da Secretaria de Economia e Planejamento e da Procuradoria Geral do Estado.

Além de relatórios, notícias e a legislação consultada para o seu desenvolvimento, a página do Comitê Gestor na internet traz um breve histórico do projeto de criação do SPdoc,. Também informa as funcionalidades e inovações do SPdoc, bem como os critérios para adesão e os benefícios do Sistema. A criação da página ficou a cargo do Núcleo de Apoio ao Comitê Gestor do SPdoc, responsável pela elaboração do conteúdo, e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, que desenvolveu o layout do site.

O SPdoc é primeiro sistema utilizado pela administração pública estadual que incorpora requisitos arquivísticos, permitindo a efetiva gestão dos documentos desde a sua produção até a sua destinação final. “Não existe nada semelhante no Brasil. O SPdoc permite acompanhar o documento público desde a sua produção, na mesa do gestor, ao seu destino final, que pode ser seu recolhimento para a instituição arquivística ou sua eliminação.”, explica Carlos Bacellar, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo e do Comitê Gestor SPdoc.

Da Casa Civil