Arquivo Público lança exposição virtual sobre charges e caricaturas da década de 30

Dividida em cinco ambientes, exposição aborda diferentes gêneros dos chamados desenhos de humor

seg, 18/11/2013 - 19h43 | Do Portal do Governo

As ilustrações fazem parte da infância de todos nós, depois de crescidos, as charges ganham espaço na formação cultural, sejam elas como informações políticas em jornais impressos, revistas e, até mesmo, na internet. Pensando nisso, o Arquivo Público do Estado lança a exposição virtual “Charge, Caricatura e Política – 1930 a 1937”.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A exposição pretende trabalhar diferentes temas do currículo escolar e será dividida em cinco ambientes. A mostra vai abordar os diferentes gêneros dessas ilustrações humorísticas, artistas renomados e os meios de comunicação deste período que faziam associações políticas usando os desenhos animados.

A exposição, que ficará permanentemente disponível neste link, permitirá que os visitantes virtuais tenham contato com o material de dois jornais da década de 30: A Platéa” e “Folha da Noite”. Esses veículos traziam charges e caricaturas que retratavam com humor as questões políticas daquele período.

Os visitantes virtuais poderão ter contato com o material de dois jornais em circulação no período: ‘A Platéa’ e ‘Folha da Noite’. Trata-se de charges, caricaturas e tiras que retratam com muito humor as questões políticas da época.

Vale a pena conferir a exposição, que retrata uma das artes que une muito mais que desenhos divertidos, mas que também são completamente ligadas ao contexto histórico, social e político.

Do Portal do Governo do Estado