Arquivo Público e Imprensa Oficial conquistam Prêmio Jabuti com “A luta pela anistia”

Obra organizada por Haike Kleber da Silva ficou em 2º lugar na categoria Ciências Humanas

seg, 04/10/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Publicado em coedição pela Imprensa Oficial, Editora Unesp e Arquivo Público do Estado, o livro “A luta pela anistia” conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Humanas da 52ª Edição do Prêmio Jabuti 2010. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 4 de novembro, na Sala São Paulo. O livro concorrerá ainda ao título de Livro do Ano na categoria não-ficção.

“A luta pela anistia” é uma coletânea organizada por Haike Kleber da Silva, diretora do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Os 21 textos que compõem a obra foram apresentados durante o Seminário Internacional “A luta pela anistia: 30 anos”, realizado em maio de 2009, com a participação de historiadores, cientistas sociais, juristas e atores do processo de luta pela redemocratização do país. Os textos discutem temas como a história da campanha da anistia, a participação das mulheres no processo de redemocratização e a experiência dos países latinoamericanos, além de questões que hoje estão na ordem do dia, como a apuração de responsabilidades, a punição aos torturadores, a Operação Condor, as reparações aos anistiados políticos, a abertura dos arquivos da repressão e o acesso às suas informações.

Entre os autores estão estudiosos como Maria Luiza Tucci Carneiro, professora da USP e coordenadora-geral do PROIN – Projeto Integrado Arquivo Público do Estado-USP; Pedro Nikken, ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos; André de Carvalho Ramos, professor de Direito Internacional da USP; Martín Almada, educador, advogado e escritor paraguaio; Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, procuradora da República em São Paulo; Idibal Pivetta, advogado de presos políticos; e James Green, professor da Brown University (EUA).

Complementam o volume cinco guias de fontes sobre a anistia e processos correlatos de instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Arquivo Edgar Leuenroth/Unicamp, o Centro de Documentação e Informação Científica/PUC-SP, o Centro de Documentação e Memória da UNESP e o Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro. Além disso, o volume apresenta abundante bibliografia e é ilustrado com dezenas de reproduções de cartazes e folhetos (brasileiros e estrangeiros) sobre a luta pela anistia no Brasil e em outros países da América Latina.

Do Arquivo Público do Estado