Arquivo Público do Estado participa do projeto Brasil Nunca Mais Digital

Órgão vinculado à Casa Civil digitalizará cerca de 1 milhão de páginas de processos sobre violações de direitos humanos cometidas pelo regime militar

ter, 14/06/2011 - 19h45 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Casa Civil, o Ministério Público Federal e o Armazém Memória realizaram nesta terça-feira, 14, o Ato Público de Repatriação do Acervo do Brasil Nunca Mais e o início do projeto Brasil Nunca Mais Digital. 

Estiveram no auditório da Procuradoria Regional da República, o secretário-chefe da Casa Civil do governo de São Paulo, Sidney Beraldo; Aurélio Virgílio Veiga Rios, subprocurador-geral da República; Carlos Alves Moura, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz; Manoel João Francisco, presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs; Julio Murray, presidente do Conselho de Latino Americano de Igrejas; e Walter Altmann, moderador do Conselho Mundial de Igrejas.

Sidney Beraldo ressaltou a importância da iniciativa do Ministério Público Federal e demais entidades envolvidas e destacou a participação do governo estadual no projeto, por meio do Arquivo Público do Estado de São Paulo. “O Brasil Nunca Mais Digital vai permitir à sociedade tomar conhecimento do seu passado, das ações que foram empreendidas pelo próprio Estado contra a coletividade; ações que não podem se repetir”, afirmou o secretário.

O Brasil Nunca Mais Digital colocará na internet o acervo do projeto Brasil: Nunca Mais, formado por cópias em microfilme de 707 processos judiciais do Superior Tribunal Militar. Também serão digitalizados cerca de 4 mil documentos do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) sobre o mesmo tema.

Caberá ao Arquivo Público de São Paulo a digitalização de cerca de 1 milhão de páginas dos processos datados de 1961 a 1976, que contêm informações e evidências de violações dos direitos humanos praticadas por agentes do Estado durante a ditadura militar.

No evento, foram prestadas homenagens a algumas pessoas que se dedicaram a este projeto: Dom Paulo Evaristo Arns, Rev. Jaime Wright (in memoriam), Paulo Vannuchi e Eny Raimundo Moreira.

Iniciativa do Ministério Público Federal, Armazém Memória e do Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Brasil Nunca Mais Digital conta com o apoio da OAB/RJ, do Center for Research Libraries (EUA), do Conselho Mundial de Igrejas (Suíça) e do Instituto de Políticas Relacionais.

Da Secretaria da Casa Civil