Arquivo Público do Estado completa 120 anos

“Presente” chega até o final desse semestre, com a inauguração do novo prédio na capital

sáb, 10/03/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo completa 120 anos neste sábado, 10. E os presentes começaram a chegar antes mesmo da data do aniversário. O quadro de servidores foi ampliado em dimensões inéditas, o que proporciona mais agilidade na gestão dos documentos. Até o final do semestre, será inaugurado o novo prédio, o primeiro de grande porte no Brasil construído especificamente para arquivo.

“As novas instalações vão permitir que a documentação de guarda permanente fique em condições ideais, com temperatura e umidade controladas, para durar toda a eternidade”, afirma o coordenador do Arquivo Público, Carlos Bacellar. O investimento do Governo do Estado é de R$ 84,7 milhões, incluindo a construção do prédio e a aquisição de equipamentos para os novos laboratórios.

As novas dependências, na avenida Cruzeiro do Sul, 1.777, ocuparão uma área total de 22.489 metros m². Serão 11 pavimentos, com área de 1.600 m² cada, e capacidade para abrigar 90 mil metros lineares de documentação, 80 mil metros a mais em comparação com o armazenamento atual. A estrutura foi projetada para suportar um peso de 2.600 kg por metro quadrado.

“O prédio foi totalmente desenhado para ser arquivo”, explica o coordenador. Ele se refere especificamente aos cuidados na preservação dos documentos, como a cobertura externa térmica feita com chapa metálica que manterá o clima ameno mesmo nos dias de sol forte. A ausência de janelas deixa o prédio com uma aparência insólita, mas é um cuidado necessário para proteger o acervo.

Laboratórios

O Arquivo Público ganhará novos laboratórios de embalagem e preservação de documentos, microfilmagem, digitalização e acervo iconográfico, que cuida de milhares de fotos, plantas e mapas. A equipe recebe, embala e cuida da conservação do documento muitas vezes de forma artesanal, mas os equipamentos são fundamentais na gestão do acervo.

“O Arquivo não guarda apenas documentos antigos, mas é encarregado de cuidar de documentos em qualquer idade e pela política de gestão de toda documentação do Estado”, enfatiza Bacellar. Por conta da obra, o atendimento presencial está restrito à emissão de certidões, mas os cidadãos podem ter acesso ao acervo pelo site www.arquivoestado.sp.gov.br.

O perfil do público que procura o Arquivo é formado por pesquisadores acadêmicos, estudantes em geral e curiosos. Segundo o coordenador, muitos frequentadores vão em busca de informações sobre seu bairro e cidade. Como o acervo concentra documentos e provas de ações do Estado, é procurado por pessoas que querem documentação para obtenção de cidadania e comprovação de propriedade de terras. “São documentos que servem como prova de ações que o Estado desenvolveu no passado”, conclui Bacellar.

Do Portal do Governo do Estado