Arquivo Público apresenta exposição virtual sobre Anistia no Brasil

Exposição relembra acontecimentos que levaram à assinatura da Lei da Anistia

ter, 08/09/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público lançou em seu site uma exposição virtual sobre a luta pela Anistia no Brasil. Com conteúdo voltado para educadores, a exposição relembra os acontecimentos que desencadearam na assinatura da Lei da Anistia, que completa 30 anos em agosto. A proposta também visa incentivar o uso do documento histórico como recurso pedagógico, ampliando as possibilidades de trabalho do professor em sala de aula, além aumentar a divulgação dos documentos que compõem o acervo da instituição. 

A assinatura da Lei de Anistia, em 28 de agosto de 1979, é considerada um marco da redemocratização do Brasil. À época, os movimentos de resistência à ditadura militar eram duramente reprimidos pelo regime, o que desencadeou na aparição de diversos movimentos de defesa dos perseguidos políticos, que iriam se desdobrar nos movimentos pela anistia. A campanha pela Anistia é marcada pela intensa mobilização popular, com destaque para a participação das mulheres e o apoio de organizações internacionais, articulados com instituições religiosas, movimentos clandestinos, sindicatos e estudantes. 

A exposição “30 anos da Lei de Anistia no Brasil” apresenta nove atividades pedagógicas para trabalho em sala de aula, preparadas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o 4º ciclo de ensino fundamental e para as séries do ensino médio (PCNEM).

De acordo com os parâmetros curriculares, a temática tratada é adequada para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e para alunos do ensino médio. “Porém, não queremos aqui encaminhar atividades fechadas; cabe ao professor atentar às necessidades e características dos alunos para quem leciona e para a problemática que está a tratar”, explica Andresa Oliver, diretora do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público. 

A exposição também apresenta uma seleção de documentos relacionados ao tema, que compõe o acervo da Delegacia de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP) e da Hemeroteca do Arquivo Público. Esses documentos são indicados para uso em sala de aula pelos professores, além de uma bibliografia sobre o assunto. Entre os materiais expostos estão fotografias da campanha pela anistia, cartazes e jornais da época. 

A exposição é constituída por cinco módulos temáticos: 

– Golpe de 64, que trata sobre as razões que levaram ao golpe e as ações subseqüentes dos governos militares até a assinatura da lei de Anistia;

– Resistência, que apresenta os movimentos sociais de resistência à ditadura militar, que denunciavam o uso frequente da violência pelos golpistas;

– Movimentos Sociais, que mostra os movimentos pró-anistia criados em todo o Brasil;

– Lei da Anistia, que trata a aprovação da lei, em desacordo com os objetivos dos movimentos sociais,

– Debate hoje, que relembra fatos posteriores a assinatura da lei.

Para conhecer a exposição virtual, acesse o site http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao/exposicao_anistia.html 

Do Arquivo Público