Arquivo do Estado tem imagens inéditas do Jornal Última Hora

O Arquivo Público do Estado digitalizou todos os exemplares do Última Hora sob sua guarda

seg, 20/10/2008 - 13h15 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado acaba de disponibilizar ao público 4 mil fotografias do Jornal Última Hora. São imagens que não chegaram a ser publicadas no jornal, ficando guardadas em arquivo por vários anos. Hoje, elas podem ser vistas no setor de consulta do Arquivo.

O jornal Última Hora circulou de 1951 a 1971 sob a direção do jornalista Samuel Weiner. O periódico representou uma inovação estética e temática para o jornalismo brasileiro. O Arquivo Público do Estado já havia digitalizado todos os exemplares do jornal sob sua guarda, disponíveis para o público no site www.amigosdoarquivo.com.br/uhdigital.

Uma característica marcante do Última Hora é o uso de fotografias e ilustrações em quase todas as suas páginas. A diretora do Núcleo de Arquivos Iconográficos, Ellen Arevaldo, explica que em cada pauta era produzida uma missão, um conjunto de fotos tiradas para ilustrar uma notícia publicada no jornal. E, a cada missão, apenas uma ou duas fotos eram escolhidas pelo editor. Ao todo, cerca de 400 fotografias eram tiradas diariamente para a cada edição. As fotos não utilizadas eram recolhidas ao arquivo do jornal.

A disponibilização das fotografias do Última Hora é resultado de um longo processo de organização do acervo, iniciado em dezembro de 2006 com o tratamento de 13.700 negativos de nitrato de celulose. Material sujeito a autocombustão, os negativos de nitrato apresentavam muitos problemas de conservação. Cerca de 4 mil negativos foram convertidos para positivo, digitalizados e agora estão disponíveis para os consulentes. Os demais negativos estão sendo colocados no banco de dados de arquivos iconográficos, que atende a todos os tipos documentais sob a guarda do setor, como ilustrações, mapas, fotografias, gravuras, entre outros.

Anteriormente, a digitalização era feita de acordo com os pedidos dos consulentes. Hoje, com o projeto de digitalização de negativos, o consulente consulta uma fotografia no banco de dados e, se desejar, pode levar a imagem digital gravada em um CD no mesmo dia.

A segunda etapa do projeto teve início em janeiro de 2008, com o tratamento de 82.500 negativos. Ellen explica que a documentação fotográfica passa por diversas etapas de tratamento, como o inventariamento, a troca de embalagens, a higienização e, finalmente, a digitalização da fotografia. No caso dos negativos, foi preciso convertê-los para positivos, o que facilita a visualização da imagem. Ellen destaca também que todo o trabalho neste acervo foi voltado para manter a documentação do mesmo modo como estava organizada no Jornal Última Hora a fim de não prejudicar a integridade do conjunto de fotografias.

Em paralelo, o Núcleo de Arquivos Iconográficos está reorganizando cerca de 166 mil imagens que foram publicadas no jornal. É possível pesquisar este material e o banco de imagens do Arquivo Público do Estado no setor de consulta. Em 2009, está prevista a disponibilização do arquivo de imagens do Última Hora na Internet.

Do Arquivo Público do Estado de São Paulo