Arquivo do Estado resgata história da imigração em SP

Trata-se do projeto Núcleos Coloniais, iniciativa que prevê a criação de uma página na Internet

ter, 03/02/2009 - 10h21 | Do Portal do Governo

O Arquivo Público do Estado acaba de criar poderosa ferramenta para estimular estudos sobre a questão da imigração em São Paulo e contribuir para o entendimento dos deslocamentos populacionais. Trata-se do projeto Núcleos Coloniais, iniciativa que prevê a criação de uma página na Internet sobre o assunto. Dela poderão se beneficiar historiadores, bibliotecários e interessados em consultar documentos sobre a imigração a fim de obter cidadania de outro país, ou, simplesmente, conhecer sua genealogia.

A primeira etapa desse trabalho apresenta os Núcleos Coloniais da Região de Campinas (1886-1922), composto por mapas, levantamento de vias fluviais, relação de despesas e prestação de contas relativas à administração – recibos, contratos, controle de distribuição de insumos, marcações de terra, correspondência, além de outros.

O projeto, com duração até outubro desse ano, tem apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Inclui a higienização, restauração, microfilmagem e divulgação de aproximadamente 40 mil páginas de documentos. Tudo isso dará origem à criação de um banco de dados, disponível na Internet, com os nomes dos imigrantes citados na série de documentos.

Constam do conjunto registros de entrada de imigrantes nas hospedarias de São Paulo e São Bernardo do Campo, e também documentação da Comissão de Discriminação de Terras, responsável pela medição e legalização de propriedade dos lotes dados ou vendidos aos imigrantes. Poderão ser consultados, ainda, os processos que os imigrantes abriam para compra dos lotes de terra, cadernetas de compras dos colonos, desenhos dos terrenos.

A implantação desses núcleos ocorreu não só em Campinas, mas em São Bernardo do Campo, Guaratinguetá, Ibitinga, Iguape, Mogi das Cruzes e Ribeirão Preto, no final do século 19 e início do século passado. Servia de incentivo à imigração de europeus para o Brasil. O objetivo era desenvolver atividade agrícola para a produção de alimentos e oferecer mão-de-obra complementar às grandes fazendas, ao contrário de outras regiões do País, em que os núcleos tinham como finalidade povoar a região. Após a parceria com o BNDES, o Arquivo do Estado dará continuidade ao projeto, contemplando os demais núcleos.

Da Agência Imprensa Oficial