Arquivo do Estado recebe doação de acervo fotográfico de Mario Covas

Agência de comunicação A2ad fez doação de mais de 250 mil registros históricos sobre o estadista paulista

sex, 02/12/2016 - 20h31 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou da Exposição do Acervo Fotográfico do Governador Mario Covas, no Palácio dos Bandeirantes. O Projeto de Tratamento, Digitalização e Doação do Acervo Fotográfico do Governador Mario Covas foi viabilizado graças ao apoio da Eletropaulo, via ProAc ICMS, e da Secretaria de Estado da Cultura.

“Foi uma importante doação para o Governo do Estado, através do Angelo Perosa e Fundação Mario Covas. Este material está todo digitalizado e nós já recebemos este acervo fotográfico que registra todo o período do governador Mario Covas e do seu trabalho. Isso tem um grande valor histórico”, disse Alckmin.

O material foi doado para o Arquivo Público do Estado e é composto por imagens inéditas produzidas para o governador Mario Covas. São mais de 250 mil imagens tratadas, digitalizadas e catalogadas para que todos os brasileiros tenham acesso à trajetória do engenheiro que foi um dos políticos mais importantes do país. Mario Covas atuou como deputado, senador, prefeito e governador.

O acervo foi reunido ao longo de 30 anos e recupera as lutas políticas do país e o processo de redemocratização do final da década de 1980. Também está registrada a participação de Covas nas Diretas Já, durante o restabelecimento do pluripartidarismo e a consolidação do Estado de Direito no Brasil.

Além da exposição presencial e da doação de todo material físico, as imagens ficarão disponíveis na página do Arquivo Público do Estado de São Paulo e no guia do acervo digital, que registra todas as informações das imagens catalogadas.

Do Portal do Governo do Estado