Arquivo do Estado já está se preparando para a Bienal 2000

16ª Bienal Internacional do Livro começa no dia 28 de abril

ter, 21/03/2000 - 21h22 | Do Portal do Governo

O Arquivo do Estado de São Paulo está em avançados preparativos para a 16ª Bienal Internacional do Livro (Bienal 2000), a realizar-se de 28 de abril a 7 de maio, no Expo Center Norte. Dentre as inúmeras publicações a serem lançadas em parceria com a Imprensa Oficial, destaque para o Arquivo Imagens nº 4, série Ultima Hora – Política – agora focalizando os temas políticos mundiais, cobertos pelo jornal no período de 1951 a 1971.

Na pauta de lançamentos da instituição, ainda em conjunto com a Imprensa Oficial, estão também o Inventário DEOPS – Módulo II – Estudantes, documentação sobre os estudantes do Centro Acadêmico XI de Agosto, fichados no Departamento de Ordem Política e Social; Como Fazer 4, guia didático sobre o tratamento adequado na montagem de Arquivos Fotográficos; Cantareira: Patrimônio Arquitetônico e Cultural,uma coletânea de impressões desse bairro, através de documentos acompanhada de ilustrações inéditas, e outras publicações interessantes.

O Arquivo

O Arquivo do Estado de São Paulo, instituição com 277 anos de existência, transformou-se nos últimos anos num órgão público com finalidades culturais mais abrangentes daquelas assinaladas nos decretos que o regem. Um marco significativo dessa mudança foi a transferência para um amplo edifício, próximo ao Metrô Tietê, com modernas instalações, acervo informatizado e técnicos especializados, o que possibilitou a ampliação de convênios.

Subordinado à Secretaria de Estado da Cultura, o Arquivo do Estado abriga em seu acervo, entre outros, manuscritos do período colonial e imperial, documentos do DEOPS e DEIP/DIP, bibliotecas privadas de Washington Luís e Júlio Prestes, fotografias do Jornal Ultima Hora (RJ), Militão e Gaensly. Este universo de lembranças registrado de diferentes formas vem sofrendo intervenções para sua preservação e manutenção, no intuito de evitar a perda de informações importantes para a compreensão de nossa história.

Mas os serviços à comunidade não se restringem apenas no acesso ao acervo, o Arquivo desenvolve um serviço sistemático de Ação Educativa, recebendo visitantes das mais diversas procedências interessados em conhecer a instituição. Além disso, a livraria ‘Histórica’, inaugurada em abril do corrente ano, coloca à disposição do público interno e externo títulos variados e novos lançamentos, procedentes de editoras públicas (universitárias) e privadas.