Arquivo do Estado disponibiliza lista de passageiros do Kasato-Maru na Internet

Dentre as informações estão nome, idade e profissão dos embarcados

seg, 07/07/2008 - 21h26 | Do Portal do Governo

A lista original de passageiros do famoso navio Kasato-Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil há 100 anos atrás, foi digitalizada e está disponível na Internet, no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

A lista apresenta-se em um formulário escrito em língua inglesa, preenchido em 28 de abril de 1908, com os nomes japoneses grafados com caracteres latinos. Dentre as informações indicadas estão nome, idade e profissão dos embarcados, além da referência ao chefe de família e a indicação da última residência de cada tripulante.

Acompanha a listagem uma carta remetida pelo cônsul brasileiro no Japão, Alcino Santos Silva, ao Secretário da Agricultura, Commercio e Obras Públicas de São Paulo, datada de 30 de abril. Nesta carta o cônsul explica as peculiaridades do preenchimento da lista de passageiros, as condições do embarque e da embarcação; aponta também características físicas e culturais dos imigrantes, bem como diferenças de costumes do povo japonês em relação ao brasileiro.

Os documentos estão disponíveis no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo (http://www.arquivoestado.sp.gov.br), na seção “Documento em Destaque”.

Do Arquivo Público do Estado

(M.C.)