Arquivo do Estado de São Paulo lança publicações na Bienal 2000

nd

seg, 17/04/2000 - 17h44 | Do Portal do Governo

O Arquivo do Estado de São Paulo, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado, lançará na Bienal Internacional do Livro – Bienal 2000 -, seis publicações de reconhecido interesse para a pesquisa e para a história de São Paulo e do Brasil. Entre elas estão :
– Arquivo em Imagens nº 4 – Política – Série Última Hora,
– Inventário Deops – Módulo II – Estudantes,
– Cantareira: Patrimônio Arquitetônico e Cultural.

O evento ocorrerá no período de 28 de abril a 07 de maio, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte.

O Arquivo em Imagens nº 4 integra uma coleção voltada para divulgação do acervo iconográfico. Iniciada em 1997 vem tornando público o acervo de fotografias do Arquivo do Estado, ampliando consideravelmente o índice de consulta não apenas nessa área, mas também nos demais acervos iconográficos que deverão ilustrar novas obras.

O número 1 apresentou a disposição original do Jornal Ultima Hora (UH), com temas ligados a política, polícia, artes, geral e esportes. O número seguinte trabalhou com cerca de 100 imagens, crônicas e textos sobre futebol publicados nesse jornal, contemplando as Copas do Mundo de 54, 58, 62, 66 e 70, além do futebol nacional, durante os anos de 51 a 71. O número 3 teve como tema as ilustrações apresentadas em 20 anos de existência do jornal. o Arquivo em Imagens a ser lançado nesta quarta-feira, dia 3 de maio, às 19 horas, na Bienal 2000, focalizará o tema “Política”, ou seja, os assuntos políticos mundiais, cobertos pelo jornal relativos também ao período de 1951 a 1971. Por ocasião do lançamento, os professores João Roberto Martins Filho (UFSCar) e Lúcio Flávio de Almeida (PUC/SP), ministrarão palestra acerca do tema.

Resultado de um convênio firmado entre Arquivo do Estado, Imprensa Oficial e Universidade de São Paulo, a série “Inventário DEOPS” começou em 1999, com o Módulo I – Alemanha, reunindo informações sobre a documentação dos imigrantes alemães fichados no DEOPS, no período de 1924 a 1983. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Luiza Tucci Carneiro, Profa. do Depto. de História da USP, está série é muito importante para revelar a trajetória da Polícia Política paulista desde a sua instituição, em 1924 até 1983, data de sua extinção. “O DEOPS foi, por mais de meio século, responsável por um programa de profilaxia social, ao nível do comportamento e das idéias diagnosticadas como perigosos à segurança nacional. A repressão política, não privilegiou profissional, classe social, raça, gênero ou religião: todo cidadão, estrangeiro ou brasileiro, era passível de ser suspeito”, informa ela.

O Inventário DEOPS – Módulo II – Estudantes – mantém esse compromisso, agora apresentando a documentação referente aos estudantes de Direito fichados nesse departamento, mais especificamente, os integrantes do Centro Acadêmico XI de Agosto. O lançamento dessa publicação ocorrerá no dia 04 de maio, às 19h30 durante um coquetel que contará com a presença da autora, Viviane Terezinha dos Santos e da equipe de pesquisadores envolvida nesse projeto.

Outro resultado importante do convênio Arquivo do Estado e Imprensa Oficial é Cantareira: Patrimônio Arquitetônico e Natural. Com lançamento previsto para 6 de maio, às 19h30, constitui-se uma coletânea de impressões desse bairro, através de documentos, imagens e depoimentos de moradores da região, e ambientalistas engajados no projeto de sua preservação.