Areiópolis, Ibiúna e Salto ganham postos do Acessa São Paulo

Com as inaugurações, região de Sorocaba passa a contar com 55 postos de inclusão digital

seg, 25/02/2008 - 9h24 | Do Portal do Governo

A Região Administrativa de Sorocaba ganhou três novos postos do Acessa São Paulo. Durante evento no município de Tatuí, realizado na sexta-feira, 22, o governador José Serra realizou o descerramento das placas dos postos dos municípios de Areiópolis, Ibiúna e Salto.

As três novas unidades juntas têm capacidade para realizar mais de 4.200 atendimentos mensais. Com as inaugurações, o Acessa São Paulo passa a atender 55 municípios dos 79 da Região Administrativa de Sorocaba.

Durante a cerimônia, o Secretário de Gestão Publica, Sidney Beraldo lembrou que a meta do Governo do Estado é levar o Programa Acessa São Paulo para todas as prefeituras paulistas interessadas. “A Internet abre portas para um universo novo, de conhecimento, que é capaz de proporcionar aos jovens uma melhor formação e melhores oportunidades de trabalho”.

Programa Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Atualmente, o programa está presente em 353 cidades, dispõe de 404 postos, com 3.936 computadores e 720 monitores. São 1,3 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 29 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.

Nessa pesquisa os usuários também foram convidados a avaliar o impacto do uso da internet em suas vidas. O levantamento apontou que ficou mais fácil aprender depois do uso da internet para 83% dos entrevistados. A pesquisa revelou ainda que a maioria dos usuários -83,9%- também se considera melhor informado sobre as notícias do país, e 59% deles dizem ter conseguido novas oportunidades de trabalho com o uso da Internet. 

Ainda segundo a pesquisa, 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho. Além disso, 46% afirmam já ter utilizado serviços de governo eletrônico.

Novos Postos do Acessa São Paulo:

  • Areiópolis

Endereço: Rua Dr. Pereira de Rezende, s/nº – Centro, no Centro Municipal de Informática

Funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Nº de computadores para usuário: 5

Capacidade de atendimento mensal: 1.320

 

  • Ibiúna

Endereço: Rua Capitão Manoel de Oliveira Carvalho, 51 – Centro, na Prefeitura Municipal

Funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Nº de computadores para usuário: 6

Capacidade de atendimento mensal: 1.584

 

  • Salto

Endereço: Rua Monsenhor Couto, 127 – Centro, na biblioteca Municipal

Funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Nº de computadores para usuário: 5

Capacidade de atendimento mensal: 1.320

 

Da Secretaria Estadual de Gestão Pública

(I.P.)