Áreas de risco recebem atenção especial no período de chuvas

Coordenadoria de Defesa Civil conta com o reforço do Instituto Geológico; objetivo é preservar vidas e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais

qua, 13/01/2016 - 14h22 | Do Portal do Governo

A Operação Verão, coordenada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) com o objetivo de diminuir os impactos associados ao período chuvoso, conta com o reforço do Instituto Geológico (IG), instituição que faz parte do Sistema Ambiental Paulista (AmbienteSP), ação de gestão de risco de acidentes geológicos com propósito de preservar vidas e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais.

E de que forma? Os especialistas do IG, incluindo geólogos, geógrafos e técnicos, atuam apoiando tecnicamente a Defesa Civil em situações de riscos geológico-geotécnicos no estado de São Paulo.

Em vigor desde o início de dezembro de 2015, a Operação Verão, que vai até 31 de março, engloba o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que reúne ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipal, contando ainda com a participação da própria comunidade.

No mês de dezembro, os seguintes municípios paulistas receberam atendimentos emergenciais: Peruíbe, Nazaré Paulista, Itapecerica da Serra, Cajati e Vargem Grande do Sul.

Do Portal do Governo do Estado