Área de Proteção Ambiental Silveiras promove oficina sobre plantas medicinais

Unidade de Conservação protege recursos hídricos, remanescentes da vegetação nativa e patrimônio histórico do município

ter, 10/03/2020 - 10h25 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Florestal

A Fundação Florestal promoveu na Área de Proteção Ambiental (APA) Silveiras, em 18 de fevereiro, a oficina “Plantas Medicinais e Aromáticas: Identificação Botânica, Cultivo e Implantação de Unidade Demonstrativa”.

A ação é uma continuidade do Programa de Educação Ambiental para adultos, desenvolvido pela gestão da APA para a população que vive no entorno da Unidade de Conservação. A iniciativa buscou auxiliar a comunidade local a cultivar fitoterápicos no próprio quintal, resgatando, com isso, o conhecimento tradicional da cidade do interior de São Paulo.

A oficina, realizada na Unidade de Saúde do Bairro Rural Bom Jesus, foi ministrada pela professora Sandra Maria Pereira da Silva, que desenvolve pesquisa em plantas medicinais pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, e pela bióloga Maria Alice Lemos.

A atividade teve 60 participantes e foi realizada em parceria com o Instituto Florestal, Secretaria de Saúde Municipal e Polo Regional do Vale do Paraíba da APTA.

Sobre a APA Silveiras

Na região da Serra da Bocaina, na Bacia do Rio Paraíba do Sul, a APA Silveiras está situada na região do planalto da Bocaina e coincide com a área do município. Criada em 1984, a Unidade de Conservação protege os recursos hídricos, os remanescentes da vegetação nativa e o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico existentes em Silveiras.

Área com características rurais de grande beleza cênica, o espaço apresenta paisagens diversificadas em razão do relevo bastante acidentado e com densa vegetação, principalmente, na região das cabeceiras do Rio Paraitinga.

As alterações do meio ambiente e a diminuição na cobertura vegetal do município restringiram a presença significativa da fauna às áreas mais altas e preservadas, onde são encontradas várias espécies de aves, como bacurau, quiriquiri, chopim-do-brejo, gralha-azul, choquinha-carijó, codorna, anu-branco, inhambu-chintã, jacu, maria-faceira, tuque, macuco, além de mamíferos ameaçados como sauá, onça-parda, gato-do-mato, gato-maracajá, jaguatirica e lobo-guará.