Área de Proteção Ambiental do Carmo promove ação de plantio coletivo

Iniciativa teve objetivo de recuperar flora da região que sofreu um incêndio em novembro do ano passado na capital

qua, 05/02/2020 - 13h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Florestal

No último sábado (1º), a Área de Proteção Ambiental (APA) do Carmo, situada na capital, recebeu o plantio coletivo de 150 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área atingida por incêndio florestal em novembro de 2019. O objetivo foi recuperar trechos do importante bioma, que integra o Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O plantio foi no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC), Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral inserida na APA do Carmo, gerida pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), responsável pela gestão da área. Cerca de cem pessoas participaram da ação.

Apoio

A iniciativa contou com o apoio de diversas entidades, como a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, Sesc Itaquera, Muda Mooca, Muda Ipiranga, Muda Penha, Muda Leopoldina (movimentos que fazem plantios pela cidade), Oisca Brasil, Associação Cultural e Recreativa Nara Kenjinkai do Brasil e os CADES Regionais Itaquera e São Mateus.

“Desde o último grande incêndio florestal, em novembro de 2019, que queimou cerca de sete hectares do PNMFC, já fizemos alguns plantios para recuperar a área, mas esse é o primeiro coletivo, com entidades e população do entorno. Pretendemos repetir a ação durante o ano todo”, explicou Helen Evelin de Souza, gestora do PNMFC.

Segundo Gustavo Feliciano Alexandre, gestor da APA do Carmo, um novo plantio já está programado para o mês de abril, dessa vez, no Parque do Carmo (parque urbano). “A ideia é criar um bosque com espécies da Mata Atlântica que são melíferas, para atrair abelhas”, destacou.