Área de cultivo e produção de trigo dobram em SP

Com crescimento de 84%, área de cultivo tem o maior crescimento já registrado

qui, 10/07/2008 - 21h29 | Do Portal do Governo

O levantamento da safra paulista atual de trigo aponta um salto na área de 40,82 mil em relação à safra passada, para 75,23 mil hectares, aumento de 84%. Na produção, o crescimento é de 102%, saindo de 93 mil para 190 mil toneladas. É o maior crescimento de área já registrado. Os dados foram coletados durante todo o mês de abril pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Esse crescimento se dá pela boa remuneração do produtor, possibilitada pelos preços internacionais em alta e demanda aquecida.

Em São Paulo, programa da Secretaria, numa parceria com as indústrias moageiras, por meio do Sindicato da Indústria do Trigo do Estado (Sindustrigo), coloca à disposição do produtor sementes selecionadas e melhores variedades produzidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/Cati/SAA).

A base da ação está na venda de sementes aos agricultores para multiplicação no momento de plantio (estas podem representar mais de 20% do custo de produção) com a parceria dos moinhos, que garantem a compra do produto ao preço de mercado no momento da venda pelo produtor. Isso é feito num contrato direto moinho e produtor e a Secretaria participa apenas como indutora e fornecedora de tecnologia.

“A atuação do Governo não está no crédito e nem na compra, mas sim nas políticas de incentivo, aproveitando o bom momento comercial da cultura”, afirma o secretário de Agricultura, João Sampaio. Ele ressalta que, no Estado de São Paulo, a região sudoeste é o reduto da produção de culturas de inverno, com destaque para trigo e triticale. “A expectativa é chegarmos a quase 100 mil hectares na próxima safra”.

O mesmo crescimento também deverá ocorrer com o triticale, com área saltando de 15 mil para 28 mil hectares (aumento de 85%). A produção chegará a 65 mil toneladas, ante as 36 mil da safra passada.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

C.C.