Arborização Urbana é destaque em encontro de Piracicaba

Especialistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul farão exposições sobre o tema

ter, 05/05/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os eventos “II Encontro Paulista de Arborização Urbana” e “I Encontro Sudeste de Arborização Urbana”, cuja finalidade é promover o intercâmbio entre os profissionais da área, foram abertos hoje, 5.

Com duração de três dias, o encontro foi organizado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, em parceria com a ESALQ e a Prefeitura de Piracicaba. Os participantes poderão assistir a exposições de especialistas de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Vitória e Porto Alegre, que desenvolveram projetos de arborização para aumentar as áreas verdes na zona urbana.

O evento conta com a participação do secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, e do diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – ESALQ, da Universidade de São Paulo – USP, Antônio Roque Deschen.

Os especialistas em arborização urbana estão reunidos em Piracicaba para discutir experiências desenvolvidas em vários Estados, envolvendo questões técnicas e científicas, como seleção de espécies e metodologias de cultivo das plantas, além dos aspectos relativos à educação ambiental e conscientização da comunidade.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA também colaborou com a organização do evento, convidando os interlocutores do Projeto Ambiental “Município Verde” para participar do encontro como parte das atividades de capacitação que está sendo desenvolvido no Estado.

A SMA intensificará os trabalhos de pesquisa e a prefeitura aperfeiçoará a infraestrutura de visitação, educação ambiental e ecoturismo da estação, que possui 196 hectares de extensão. Para isso, também foi criado um grupo de trabalho que definirá as próximas ações. De acordo com Graziano, a parceria vai beneficiar não só o meio ambiente, mas também a população da região de Piracicaba. “As pessoas precisam conhecer as unidades de conservação para dar valor ao meio ambiente”, destacou.

Da Secretaria do Meio Ambiente