Araraquara homenageia Ruth Cardoso com escola

A inauguração aconteceu neste sábado, 30, e contou com presença de José Serra

sáb, 30/08/2008 - 14h51 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou neste sábado, 30, de uma grande homenagem do município de Araraquara a uma de suas mais célebres cidadãs, Ruth Cardoso. A antropóloga e ex-primeira dama do país, falecida no final de junho, emprestou o nome à mais nova escola municipal da cidade.

“Um município, um estado, um país não se caracteriza apenas pelos homens e mulheres que tem, vivendo, fazendo e construindo. Ele se caracteriza também pelas pessoas que podem homenagear. Araraquara tem o privilégio de poder homenagear uma das maiores figuras do Brasil contemporâneo, que foi a Ruth Cardoso”, afirmou o governador José Serra, presente à inauguração, ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Quando da missa de sétimo dia da ex-primeira-dama, realizada na capela do Colégio Sion, em Higienópolis, região central da capital paulista, Serra definiu-a como uma mulher de ação, que não ficava teorizando, nem cruzava os braços, mas atuava. “Ruth nos lembrou a todos nossas melhores virtudes, que elas ainda existem, nela reunidas de maneira exemplar”, disse o governador à época. Serra ainda parafraseou um poema de Manuel Bandeira em alusão ao amigo Mário de Andrade para saudar a amiga. “Irei até sua casa e ela não estará. Imaginarei: está no sítio de Ibiúna, está numa reunião na Cidade Tiradentes ou no Rio com seus netos. Saberei que não, pois se ausentou para outra vida”.

Em Araraquara, o governador lembrou que, ao longo de sua extensa convivência com Ruth Cardoso, a cidade era algo sempre presente. “Ruth era essencialmente uma educadora. Portanto, melhor homenagem não existe do que a inauguração de uma escola”, completou.

A Escola Municipal Professora Doutora Ruth Villaça Correia Leite Cardoso, instalada no número 268 da Avenida Dorival Arlindo Falcone, no Jardim Maria Luiza, tem capacidade para 600 alunos de 1º a 9º ano.

O Governo do Estado mantém 27 escolas em Araraquara, que atendem mais de 20 mil estudantes de Ensino Fundamental e Médio. Esse número deve ser ampliado: o governador José Serra anunciou que o governo estadual vai liberar recursos para a construção de três novas escolas na cidade.

Dona Ruth

Ruth Cardoso, nascida em Araraquara em 1930, conheceu seu marido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ainda na universidade. Casaram-se e tiveram três filhos. Viveram juntos em exílio em Santiago, onde lecionou na Universidade do Chile. Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), foi pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Quando primeira-dama fundou e presidiu o projeto Comunidade Solidária, unindo governo, sociedade civil, universidades e empresas na esperança de melhorar as condições de vida da população. Morreu aos 77 anos.

Manoel Schlindwein

(I.P.)