Araçatuba recebe Comando de Policiamento do Interior

Comando será responsável por organizar e comandar o policiamento ostensivo de dois batalhões

sex, 20/08/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O município de Araçatuba, a 524 quilômetros da Capital, passa a sediar o décimo Comando de Policiamento do Interior (CPI-10), sendo responsável por organizar e comandar o policiamento ostensivo de dois batalhões: o 2º Batalhão de Polícia Militar do Interior (2º BPM-I), com sede em Araçatuba; e o 28º BPM-I, em Andradina, que até então eram subordinados ao CPI-5 (São José do Rio Preto).

A solenidade de inauguração aconteceu na quinta-feira, 19, e contou com a presença do coronel Álvaro Batista Camilo, comandante geral da Polícia Militar. Na ocasião, o coronel Francisco Lozzi da Costa foi oficializado como comandante do CPI-10 – instituído por meio do decreto nº 55.926, de 19 de junho de 2010, assinado pelo governador Alberto Goldman.

Com a mudança, O CPI-5 deixa de abranger 139 municípios e seis batalhões de polícia, e passa a abranger 96 municípios e quatro batalhões. Com a inauguração, o CPI-10 passa a comandar o 2º BPM-I, com sede em Araçatuba, e o 28º BPM-I, em Andradina, totalizando 43 municípios atendidos.

Policiamento e novo comandante

O CPI-10, que coordenará o policiamento ostensivo dos dois batalhões, contará com o Programa de Radiopatrulha, Ronda Escolar, Força Tática, Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas (Rocam), e Policiamento Comunitário e Integrado, visando dar ainda mais segurança aos moradores da região.

“Trabalhamos com o respeito incondicional aos Direitos Humanos e aos direitos individuais do cidadão. Trabalhamos também com a Polícia Comunitária, ouvindo o cidadão para que, junto com ele, possamos resolver os problemas de segurança. Além disso, trabalhamos com forte gestão, aplicando tudo o que é possível para melhorarmos a qualidade de nossos serviços, a qualidade de vida de nossos policiais”, disse o coronel Camilo, ao justificar a escolha de Araçatuba para a implantação do décimo CPI do Estado de São Paulo.

“Por onde você passou, fez a diferença”, disse Camilo, sobre a escolha do novo comandante do CPI-10, coronel Francisco Lozzi da Costa, que tem 33 anos de trabalho na Polícia Militar e é graduado em Direito, além de mestre em Direito Constitucional. Anteriormente, Lozzi comandava o Policiamento do Interior 3 (CPI-3), da região de Ribeirão Preto.

Instalações

Instalado na rua Capitão Alberto Mendes Junior, 238, no bairro da Aviação, o prédio sede do CPI-10 conta com quatro salas de aula; onde os policiais recebem orientações e palestras; sala de atendimento ao público; sala do comandante; salas de reunião, sala de Recursos Humanos; Sala de Relações Públicas; Divisão Operacional; Divisão Administrativa; sala do chefe do Estado Maior; Seção de Justiça e Disciplina; Centro de Operações da PM (Copom); Gabinete de Treinamento; reservas de armas; sala de Serviço de Inteligência; Coordenação Operacional; Administração da companhia Força Tática.

Os policiais também têm à disposição alojamentos, cozinha e refeitório, além de estacionamento para visitantes e PMs, e estacionamento para viaturas na parte interna e externa.

Central de Serviços ao Policial Militar

Durante a solenidade, houve a instalação da Central de Serviços ao Policial Militar (CSPM) no prédio do comando. O ‘Poupatempo’ do policial oferece serviços da área de recursos humanos da corporação. Assim, os policiais militares da ativa, inativos e pensionistas são atendidos com mais rapidez. Antes, os serviços eram realizados nas divisões da Diretoria de Pessoal.

Criado a partir de uma iniciativa da Diretoria de Pessoal da PM, a central segue a premissa de valorização do policial militar estimulada pelo Comando Geral da PM.

O atendimento é semelhante ao realizado nos Poupatempos. Ao entrar, os policiais recebem uma senha específica para o serviço que precisam, e são atendidos por uma equipe de policiais treinados para realizar o serviço administrativo.

Na Central de Serviços ao Policial Militar são oferecidos os seguintes serviços: retirada de identidade funcional, alteração e/ou inclusão de conta bancária do policial interditado, cancelamento de consignatária, demonstrativo de pagamento de pensão alimentícia, certidão de tempo de serviço, cópia de assentamento individual, entre outros.

Da Secretaria da Segurança Pública