Aqualog desperta interesse da Câmara de Votorantim

Sistema de tratamento de água desenvolvido pela Sabesp é totalmente automatizado

qua, 10/05/2000 - 17h33 | Do Portal do Governo

Três vereadores do município de Votorantim estiveram em Registro nesta semana para conhecer de perto o Aqualog, sistema automatizado de tratamento de água desenvolvido na região pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras.
De acordo com os vereadores José Carlos de Oliveira (PMDB), Adilson Horlenes Mora (PMDB) e Pedro Sarubo (PRP), o interesse pelo Aqualog surgiu a partir de reportagem publicada em abril, pelo jornal O Estado de São Paulo, sobre a excelente qualidade da água distribuída pela Sabesp no Vale do Ribeira.
Eles ficaram impressionados com a eficiência do sistema automatizado de tratamento que conheceram em Registro. “Não há dúvida de que o Aqualog é a melhor solução para a garantia da qualidade da água”, afirmou Oliveira.
Em Votorantim, na região de Sorocaba, os serviços de água e esgotos são efetuados pelo próprio município, e o tratamento ainda é realizado através do sistema convencional.
Segundo o vereador Oliveira, que foi funcionário do Serviço de Água e Esgotos (SAE) de sua cidade, a água distribuída no município não é de má qualidade, “mas a população e as próprias autoridades não têm total confiança no produto e preferem consumir água mineral, vendida em galões”.
Oliveira contou que a Prefeitura de Votorantim tem uma despesa considerável com a compra de água em galões, para fornecimento às repartições públicas, inclusive a Câmara Municipal, e a todas as escolas do município.
“Mas nossa preocupação maior é com o povo, que gasta muito dinheiro com água mineral, às vezes de procedência duvidosa, quando poderia estar bebendo a água da torneira”, acrescentou o vereador.
Os vereadores também se interessaram pelas tarifas praticadas pela Sabesp. Ao contrário dos municípios em que a Sabesp tem a concessão dos serviços de água e esgotos, onde o consumo mínimo cobrado dos consumidores é de 10 metros cúbicos por mês, em Votorantim paga-se o mínimo de 20 metros cúbicos.
Ou seja: enquanto numa cidade operada pela Sabesp o preço mínimo da água é de R$ 6,62, em Votorantim, a conta não sai por menos de R$ 13,20.
Entusiasmados com as informações obtidas na Sabesp em Registro, os vereadores retornaram a Votorantim dispostos a elaborar um trabalho sugerindo ao prefeito estudos para a implantação do Aqualog na cidade e, até mesmo, para transferir a concessão dos serviços de água e esgotos do município para a Sabesp.

Sistema Aqualog

Com tecnologia de primeiro mundo, o Aqualog foi desenvolvido pela equipe da Unidade de Negócio da Sabesp no Vale do Ribeira. A primeira experiência do país aconteceu em junho de 1996, com o início das atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tapiraí, totalmente automatizada.
A performance do Aqualog superou as expectativas, levando a Vice Presidência do Litoral da Sabesp a investir também na automação da ETA de Registro, em abril de 1997.
Hoje, as estações de tratamento de água de 15 dos 18 municípios operados pela Unidade da Sabesp no Vale do Ribeira, além do Distrito de Oliveira Barros (Miracatu), já estão automatizadas.
Neste ano, a tecnologia começa a ser vendida no mercado nacional. O primeiro negócio foi fechado em abril, com o Serviço Autônomo Municipal de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O contrato permite que a equipe da Sabesp do Vale do Ribeira automatize três estações de tratamento, com capacidade para a produção de 400 litros de água por segundo.