Aproveite sábado e domingo para visitar exposições gratuitas na Pinacoteca

Mostras abordam pintura paisagem na Grã-Bretanha, série fotográfica nas barcas do Rio São Francisco e imagens de grupos marginalizados

sáb, 17/10/2015 - 8h13 | Do Portal do Governo

Três exposições em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo chegam ao fim neste domingo (18). Aproveite o fim de semana e a gratuidade do ingresso para visitá-las. O museu está aberto de terça a domingo das 10 às 17h30 e a classificação etária para todas as mostras é livre.

Veja breve descrição das exposições:

A paisagem na arte: 1690-1998. Artistas britânicos na coleção da Tate
A Mostra traça o notável desenvolvimento de uma das maiores contribuições da Grã-Bretanha para a arte europeia – a pintura de paisagem – a partir de um recorte sem paralelos de arte britânica da Tate. São mais de 100 obras de grandes artistas topográficos e clássicos do século XVIII, dos românticos, pré-rafaelitas e dos impressionistas do século XIX até os pioneiros modernistas do século XX e contemporâneos das últimas décadas – uma visão fascinante do desenvolvimento histórico e cultural da Grã-Bretanha, no contexto das forças literárias, filosóficas, políticas e sociais que moldaram o crescimento do país ao longo de quase três séculos. Entre os destaques estão obras de William Turner (1775-1851), John Constable (1776-1837), Ben Nicholson (1894-1982) e Richard Long (1945).

Viagem das Carrancas
Em 1946, o fotógrafo Marcel Gautherot, em parceria com Pierre Verger, percorreu o litoral e o interior da Bahia e registrou as carrancas ainda encontradas nas barcas do Rio São Francisco. As fotos, publicadas nas revistas O Cruzeiro (1947), Sombra (1951) e Módulo (1955) e no livro Brésil (1950), chamaram a atenção do público e dos pesquisadores. Parte dessas carrancas e a série fotográfica de Gautherot fazem parte dessa exposição, que conta ainda com 41 carrancas de coleções públicas e particulares, pequenas esculturas, um modelo de barco e documentos diversos.

Antoni Abad – megafone.net/2004-2014
No projeto que antecede a mostra, representantes de diferentes grupos sociais marginalizados – pessoas com mobilidade reduzida, imigrantes ilegais, refugiados políticos, profissionais do sexo, taxistas, motoboys, entre outros – foram convidados a compartilhar suas experiências e opiniões por meio de mensagens de áudio, vídeo, texto e fotos feitas a partir de telefones celulares e publicadas na internet. A exposição audiovisual reúne fotos, vídeos e registros documentais das diferentes edições do projeto realizado de 2004 a 2014 no México, Espanha, Costa Rica, Brasil, Suíça, Colômbia, Argélia, Estados Unidos e Canadá. Cristina Bonet, Soledad Gutiérrez e Roc Parés assinam a curadoria.

SERVIÇO
Exposições gratuitas na Pinacoteca do Estado até domingo (18)
Endereço:
 Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo-SP
Tel: (11) 3324-1000
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30. Às quintas até as 22h. Entrada franca às quintas das 17h às 22h
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada (entrada combinada: vale para o mesmo dia também na Estação Pinacoteca). Aceita cartão. Entrada gratuita aos sábados
Entrada gratuita para menores de 10 anos e idosos acima de 65 anos

Do Portal do Governo do Estado