Aproveite o último final de semana das férias escolares

Parques oferecem passeios que unem diversão e educação ambiental

sáb, 15/08/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 17, os alunos da rede estadual de educação voltam das férias escolares. Para a criançada aproveitar o último final de semana de folga o Portal do Governo do Estado de São Paulo preparou algumas dicas. Agende-se !

Criança Ecológica

O programa Criança Ecológica, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, tem por objetivo sensibilizar e informar as crianças do ensino fundamental sobre a importância de se preservar a natureza.

O programa oferece seis espaços temáticos para a educação ambiental. Nas cidades de Bauru e Teodoro Sampaio, o espaço Floresta Legal, que faz parte da Agenda Verde do Criança Ecológica, destaca a importância da fauna e da flora.

O Criança Ecológica possui ainda quatro espaços instalados na capital paulista. O Villa Ambiental, no Parque Villa Lobos, faz parte da Agenda Amarela, que trata do tema “Aquecimento global e educação para a vida: um alerta para o futuro”.

O espaço Água Amiga, localizado no Parque Ecológico da Guarapiranga, integra a Agenda Azul, que aborda a importância da preservação da água no planeta. O espaço Verde Vivo, que destaca a importância das plantas na vida dos seres vivos e o Bicho Legal, no Zoológico de São Paulo, representam a Agenda Verde do Criança Ecológica.

Visite os espaços do Criança Ecológica:

– Estação Experimental de Bauru: Rodovia Bauru – Ibitinga km 10

– Parque Villa Lobos: Av. Professor Fonseca Rodrigues, nº2001- Alto dos Pinheiros

– Parque Ecológico da Guarapiranga: Estrada do Riviera, nº3286- Bairro da Riviera Paulista

– Jardim Botânico de São Paulo: Av. Miguel Stéfano, nº3031

– Zoológico: Av. Miguel Stéfano, nº4241

– Parque Estadual Morro do Diabo: Rodovia SPV 28 – km 11 – Teodoro Sampaio – SP

Jardim Botânico

Terceira maior reserva de Mata Atlântica da cidade de São Paulo, o Jardim Botânico está aberto de terça a domingo das 9h às 17h para visitas monitoradas, agendadas previamente, para grupos com mais de 10 integrantes. A visita monitorada dura em torno de duas horas, conforme a faixa etária média dos visitantes. O ingresso para estudantes custa apenas R$1 

Para mais informações, acesse http://www.ibot.sp.gov.br/educ_ambiental/visitas.htm ou ligue para (11) 5073-6300.

Parque da Juventude

Localizado na antiga Casa de Detenção do Carandiru, o Parque da Juventude conta com dez quadras poliesportiva, pista de skate, de patins e de corrida. O parque também oferece aulas gratuitas de várias modalidades, além de contar com 16 mil m² de Mata Atlântica, espaço no qual o visitante tem a chance de fazer caminhadas e corridas.

A área esportiva do parque funciona das 6h às 2hs, aos sábados e das 6h às 23h, aos domingos. Para informações, acesse: http://www.sejel.sp.gov.br/parquedajuventude/index.html

Endereço: Avenida Zaki Narchi, nº 1309 – Metrô Estação Carandiru

Parque da Cantareira

Localizado na zona norte da capital, o Parque Estadual da Canteira conta com uma das maiores áreas de mata tropical do mundo situada dentro de uma região metropolitana. No período de férias, fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Como parte do programa Recreio nas férias, o Parque da Cantareira desenvolve diversas atividades que mostram a importância da coleta seletiva e do combate à poluição, entre outras. Alunos acima dos oito anos podem participar de atividades dirigidas por monitores.

Endereço: Rua do Horto, 931 – Tremembé.

Zoológico

Inaugurado em 1958, o Zoológico de São Paulo está instalado numa área de 800 mil m² de Mata Atlântica.  São mais de três mil animais, representando cerca de 100 espécies de mamíferos, 200 de aves, 90 de répteis, 15 anfíbios e de invertebrados.

Mais informações:

Avenida Miguel Stéfano, 4241 – Água Funda

Fone: (11) 5073-0811

Horário de Funcionamento: 9:00 às 17:00 horas – de terça a domingo

http://www.zoologico.sp.gov.br