Aproveite o feriado prolongado para doar sangue

Doações chegam a registrar queda de até 30% nos postos de coleta

qua, 31/03/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

A chegada do feriado prolongado da Semana Santa preocupa, pois nesses dias as doações de sangue chegam a registrar queda de até 30% nos postos de coleta, o que reduz significativamente os estoques dos bancos de sangue.

A Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de cerca de 130 hospitais da Região Metropolitana de São Paulo, necessita de doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos, sobretudo os de fator RH negativo. Algumas ações preventivas, como convocações por telefone e carta, foram tomadas. Entretanto, o apoio e a participação coletiva são fundamentais.

Quem já recebeu a vacina contra gripe H1N1 pode fazer sua doação de sangue após 48 horas depois da imunização. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperada, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e trazer documento de identidade original com foto.

A Fundação Pró-Sangue possui três postos de coleta. Para facilitar a doação, o posto Clínicas atende todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Ele fica na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Para obter mais informações, ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300 ou acesse o site www.prosangue.sp.gov.br

Horário de funcionamento dos postos durante o feriado:

Sexta-feira, 1º
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Regional de Osasco: fechado

Sábado, 2
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Dante Pazzanese: das 8 às 16 horas
Posto Regional de Osasco: das 8 às 16 horas

Domingo, 3
Posto Clínicas: das 8 às 18 horas
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Regional de Osasco: fechado

Da Fundação Pró-Sangue