Aproveite o feriado para andar de bicicleta

Ciclistas podem utilizar os trens da CPTM e do Metrô nos finais de semana e feriado

sáb, 28/04/2012 - 10h02 | Do Portal do Governo

Feriado na capital é sinônimo de ruas vazias. Situação ideal para sair de casa de bicicleta e fazer um passeio saudável e gostoso com a família. Para quem precisa utilizar os serviços do metrô ou da CPTM é importante entender como funciona o transporte de bicicleta nos trens para aproveitar melhor os dias de folga.

Ciclistas podem utilizar os trens da CPTM e do metrô para se locomoverem aos sábados, a partir das 14 horas, e aos domingos e feriados durante todo o dia. No metrô, além destes horários, bicicletas também são aceitas de segunda a sexta-feira a partir das 20h30. Cada passageiro pode entrar com uma bicicleta convencional, ou seja, de duas rodas e sem motor, e ela deve estar limpa, sem barro, lama ou graxa para garantir o conforto de todos usuários.

Sempre que chegar à estação, o ciclista deve informar a um funcionário que irá fazer sua viagem portando uma bicicleta. Dentro das estações, ele precisa empurrá-la e carregá-la nas escadas fixas. Nas escadas rolantes, as bicicletas só podem ser utilizadas na subida e elas não são permitidas nos elevadores. Em cada viagem são liberadas apenas quatro bicicletas no metrô e duas na CPTM, que devem estar sempre no último carro. Crianças menores de 12 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

E para garantir sua própria segurança, o ciclista deve manter a bicicleta antes da faixa amarela e tomar cuidado para não impedir o fechamento das portas dos trens e a entrada e saída dos demais usuários. Além disso, em caso de emergência, incidente com paralisação do sistema e evacuação é recomendável que deixe a bicicleta no trem.

Do Portal do Governo do Estado