Aproveite o domingo para passear e aprender sobre geociências

Pesquisadores do Instituto Geológico reservam um domingo para fazer palestras.

seg, 06/10/2008 - 19h10 | Do Portal do Governo

Domingo nem sempre é dia de descanso. Pesquisadores do Instituto Geológico – IG, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, reservam esse dia para fazer palestras sobre geologia com o objetivo de disseminar conhecimentos acerca dessa ciência e suas aplicações. Essa atividade faz parte do Ciclo de Palestras do MUGEO – Museu Geológico Valdemar Lefèvre, mantido pelo IG no Parque Dr. Fernando Costa, mais conhecido como Parque da Água Branca, na Avenida Francisco Matarazzo, 455, na Zona Oeste da Capital.

Desde abril último, uma vez por mês, um geólogo fala de cavernas, águas subterrâneas, paleontologia e outros assuntos para um público diversificado, que inclui desde estudantes de Biologia, Geografia, Química e outras matérias, a alunos de ensino fundamental e médio, professores e outros, além de moradores da região e freqüentadores do Parque da Água Branca.

As abordagens são sempre criativas para prender a atenção do público. A primeira palestra, em abril, pelo pesquisador Fernando Pires, diretor do MUGEO, teve essa preocupação. Para desenvolver o tema “Geologia e Cadeia Alimentar”, o geólogo fez uma abordagem holística, tratando desde o cultivo de alimentos na terra até as transformações químicas que ocorrem em todo o processo. Desta maneira, os alunos aprendem a relacionar a produção da alimentação com o meio físico, e não apenas com a biologia, como é comum.

Outros temas abordados foram “Cavernas”, por Willian Sallum; “A Importância das Águas Subterrâneas: Fontes de Contaminação, Qualidade e Saúde Humana”, por Cláudia Varnier; “Paleontologia”, por Maria da Saudade Maranhão; e “Recursos Minerais”, por Hélio Shimada, todos pesquisadores do IG.

Completando o Ciclo de Palestras, haverá ainda as palestras de Ricardo Vedovello, sobre “Desastres Naturais”, no dia 26 de outubro, e de Annabel Perez Aguilar, sobre “Tectônica de Placas, no dia 30 de novembro.

As palestras são realizadas das 14 às 15h30, seguindo-se oficinas com atividades sobre os temas abordados, desenvolvidas pelas educadoras ambientais Cléo Toledo e Diamani de Paulo. Durante mais uma hora e meia, os participantes processam as informações apreendidas por meio de atividades lúdicas com telas, tintas, argilas, rochas, papéis e outros materiais cedidos pelo MUGEO.

Embora tenham assistido à mesma palestra e utilizado os mesmos materiais, os resultados dos trabalhos elaborados durante as oficinas mostram a diversidade humana na percepção de um mesmo conteúdo. Os professores, por exemplo, trocam experiências sobre a possibilidade de aplicar em sala de aula os conhecimentos adquiridos nessas atividades.

Os interessados em participar do Ciclo de Palestras do MUGEO devem se inscrever pelos telefones (11) 3673.6797 e 3872.6358. São 30 vagas para jovens a partir dos 12 anos e adultos.

Da Secretaria do Meio Ambiente