Aproveite as férias no Parque Ecológico do Tietê

Crianças podem andar de bicicleta, de pedalinho, brincar, fazer piquenique e praticar esportes

sáb, 13/07/2013 - 14h22 | Do Portal do Governo

Durante as férias, uma ótima opção de lazer para as crianças é um passeio no Parque Ecológico do Tietê, na capital. Basta escolher um dos três núcleos – Engenheiro Goulart, Vila Jacuí e Ilha do Tamboré – para se divertir gratuitamente. Outra opção é o Parque Nascentes do Tietê, que fica em Salesópolis, a 96 km da capital.

Administrados pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), os núcleos somam 15,6 milhões de m2, em que se pode organizar piquenique, churrasco, fazer caminhadas, andar de bicicleta, pedalinho, visitar o Museu do Tietê, conhecer a nascente do rio, jogar bola, andar de skate entre outras atividades. Saiba mais sobre o Parque Ecológico do Tietê e seus núcleos:

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Núcleo Engenheiro Goulart

O maior núcleo do Parque Ecológico do Tietê. São 14 milhões de m² com atrações culturais, programas de educação ambiental e vários equipamentos de lazer como pista de bicicross; 9 km de trilhas; 14 km de ciclovia e aluguel de bicicletas; 3 quadras de futsal, 2 quadras poliesportivas e 5 campos de futebol society; 16 campos de futebol (4 internos e 12 externos); playground; academia; palco ao ar livre; teatro de arena; anfiteatro; 9 quiosques com churrasqueira e 12 churrasqueiras descobertas; lago com pedalinho e pedalão; passeio de trenzinho e triciclos; e lanchonetes (que funcionam todos os dias).

SERVIÇO
Endereço: Rua Guira Acangatara, 70
Horário de funcionamento: 8h às 17h
50 vagas de estacionamento no interior e 1.000 vagas externas
Telefone: (11) 2958-1477/1450/9035
Entrada gratuita

Núcleo Vila Jacuí

São 171 mil m², ao lado do Núcleo Engenheiro Goulart, na Zona Leste. São 2 campos de futebol, 3 quadras poliesportivas, pista de bicicross e skate, quadra para vôlei de praia, áreas para recreação, 12 quiosques com churrasqueira, salão de festa, vestiários, equipamento e centro de atividades para a terceira idade, e pista de cooper.

SERVIÇO
Endereço: Rua Catléia, 911, União de Vila Nova
Horário de funcionamento: 8h às 19h
178 vagas de estacionamento
Telefone: (11) 2033-1940
Entrada gratuita

Núcleo Ilha do Tamboré

Já no Ilha do Tamboré, localizado na Zona Oeste, os frequentadores têm à disposição uma área total de 1,5 milhão de m² e podem usufruir de 4 quadras poliesportivas; 2 campos de futebol; 3 quadras de vôlei de praia; pedalinho; playground; passeio de trenzinho; palcos para apresentações; salões de festa; 9 quiosques; 25 churrasqueiras e o Salão de Curiosidades.

SERVIÇO
Endereço: Av. Via Parque, 1.600
Horário de funcionamento: 8h às 17h
500 vagas de estacionamento
Telefone: (11) 4161- 2585
Entrada gratuita

Parque Nascentes do Tietê

O espaço com 1,34 milhão de m² preserva e valoriza a nascente do rio e a diversidade da flora, da fauna e características de seu entorno. O parque fica em área coberta por Mata Atlântica, com diversidade de plantas e animais. Possui como atrativos a observação das nascentes do rio Tietê; visitas monitoradas e educativas em quatro trilhas (da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque); um museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do Rio Tietê; histórico sobre o rio; as cidades que percorre; a eclusa de Barra Bonita e uma sala das águas.

SERVIÇO
Endereço: Estrada do Pico Agudo, altura do km 6 no Bairro Pedra Rajada, em Salesópolis (a 96 km da capital)
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Entrada: R$ 3

Do Portal do Governo do Estado