Aproveite a Virada Cultural Paulista para conhecer os pontos turísticos de Jundiaí e Santos

Antes de cair na balada, visite os pontos turísticos e descubra os encantos dessas cidades

qui, 20/05/2010 - 15h17 | Do Portal do Governo

Se você vai aproveitar este final de semana para curtir a Virada Cultural Paulista nos municípios mais próximos da Capital, como Jundiaí e Santos e São Carlos aproveite para passear e conhecer os pontos turísticos dessas duas cidades. Por isso, deixe a preguiça de lado, acorde mais cedo e bote o pé na estrada. Você não se arrependerá.

Se você é amante da natureza, vai se encantar com uma das mais belas paisagens do Estado: a Serra do Japi, em Jundiaí. Para curtir a natureza bem de perto, é preciso agendar visita. Ligue para (11) 4589-8560. Os grupos podem ter, no máximo, 15 pessoas e são sempre acompanhados por monitores.

Mas, se você quiser poupar energia para assistir à apresentação da São Paulo Cia. de Dança ou aos shows da cantora e compositora americana Cat Power, Pitty e Zeca Baleiro, você visitar os museus. O Solar do Barão é uma antiga construção do século XVIII, época em que pertenceu à Antônio de Queiroz Telles, o Barão de Jundiaí. O museu conta com biblioteca, hemeroteca, fototeca e pinacoteca, entre as peças de valor histórico. Já o museu ferroviário da Companhia Paulista reúne cerca de três mil peças como máquinas, ferramentas, maquetes e mobiliário de vagões e estações.

Para saber mais sobre essas e outras atrações de Jundiaí, clique aqui e para conferir as atrações da Virada Cultural Paulista, clique aqui.

Santos

Em Santos, antes de curtir o espetáculo do Ballet Stagium e as apresentações de Manu Chao e Ná Ozzetti, entre outras atrações, você também poderá fazer uma viagem no tempo. A Santos nostálgica pode ser conhecida pelo passeio de bondinho, que dura 15 minutos. O circuito tem 2.900 metros de trilhos pelas ruas do centro. O passeio pode ser feito de terça a domingo, das 11 às 17 horas. A partida é feita da Praça Mauá. Para obter mais informações, acesse o site www.santos.sp.gov.br/bonde.

Outra dica é o Aquário Municipal que reúne mais de 200 espécies de água doce e salgada, num total de 4.000 animais aquáticos. Todos os 30 tanques têm cenografia que representam o habitat das espécies.

Saiba mais sobre os pontos turísticos de Santos, clicando aqui. Já para conhecer os destaques da Virada Cultural Paulista, clique aqui.

Virada Cultural Paulista

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, realiza neste final de semana, 22 e 23, a Virada Cultural Paulista. Com investimento de R$ 6,5 milhões, a Virada levará para 30 municípios do Estado mais de 1.077 atrações gratuitas.

As cidades que receberão o evento são: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e na Região Metropolitana da Baixada Santista com Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

A programação completa está em www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br

Acompanhe a Virada Cultural Paulista no twitter: www.twitter.com/viradasp ouwww.twitter.com/culturasp